Meninas e meninos,
Raras vezes fiquei com dificuldades em transmitir as sensações que tenha experimentado, mas no Ryo Gastronomia, que mostra o que seja a Kaiseki-Ryori, estou mesmo é querendo simplificar devido às múltiplas sensações pelas quais passei, e muitas delas, perderiam a cor quando postas em palavras neste texto.
Sensibilidade, talento, cor, textura, sabor, beleza, expostas de tal maneira nos pratos que podemos nos imaginar comendo obras de arte, e não estou sendo exagerado.
Como disse Mamoru Ichitani Jr o Nino, dono do restaurante, nem sei se posso chamar assim uma casa aonde se vai para ter sensações mais amplas do que apreciar a gastronomia, a missão do Ryo Gastronomia é a de levar experiência onde os alimentos saciam a alma, os olhos, o olfato e o paladar.
O Chef Edson Yamashita é o mestre na arte da gastronomia Kaiseki-Ryori, que se diga, não tem outra casa com esta proposta no Brasil, somente o Ryo Gastronomia, e pelas suas mãos.
O estilo Kaiseki-Ryori (懐 石 料理) consiste em uma sequência de pratos artisticamente formatados, qual um menú degustação, respeitando a filosofia “arigatai”, conceito oriental de gratidão de causa e efeito a começar do cultivo das sementes até o produto final, com direito a carta de agradecimento aos clientes assinada pelo próprio Chef.
A gastronomia que segue a filosofia Kaiseki, se baseia em um todo contendo habilidades e técnicas que permitam a preparação neste estilo de refeições, desde a água “kangen”, alcalinizada que protege o organismo do processo oxidativo preparando o paladar para uma experiência oriental gastronômica pura e autêntica, até as louças, sob medida.
O Ryo Gastronomia se dedica à gastronomia que equilibra sabor, textura, aparência, cores dos alimentos e até mesmo as estações do ano, com opções de sete ou nove tempos, os pratos saúdam a curva gustativa dos sabores, passando pelo doce, o azedo, o amargo e o salgado até a apreciação magistral do quinto sabor, o umami, que explica o Chef, é a base da gastronomia japonesa, e Ryo Gastronomias o busca em todos os ingredientes, desde as etapas da produção até chegar ao paladar do cliente.
Descrevendo o umami, composto por Glutamato, Inosinato e Guanilato, três principais substâncias presentes em diversos alimentos e temperos japoneses como o shoyu, missô, sake, e nori, é um aguçador que sensibiliza os 12 mil botões gustativos no paladar.
Ryo Gastronomia tem uma linha contemporânea da tradicional Kaiseki, mantendo o principal, ou seja, valores e tradições, mas utilizando técnicas e instrumentos que valorizem matérias primas regionais brasileiras, incluindo aí um cardápio vegetariano.
No andar superior, no estilo zashiki, tatame oriental com sala de até oito lugares, e outro, privativo, que comporta até 12 pessoas como na foto divulgação, sendo interessante sempre reservar antes para que sua estada seja melhor atendida.
Saquês importados da melhor qualidade, escolhidos pelo especialista Celso Ishiy, além de um ótimo licor de cerejas japonesas que pelo aroma lembra muito amêndoas, e que se toma pura ou com gelo, há apresentações de shamisen, instrumento tradicional japonês de três cordas com o músico Yuzo Akahori.
Ryo Gastronomia-Rua Pedroso Alvarenga, 665 Itaim Bibi – São Paulo-reservas: 3881-8110
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão