Meninas e meninos,
Publico aqui uma pesquisa realizada pela VINUSUD com a colaboração da SOWINE E SSI, sobre alguns hábitos da Europa com relação aos vinhos. Os estudos são baseados em vinhos mediterrânicos, num mercado abrangente, constando inclusive hábitos como consumo de vinho entre os jovens em Londres e Nova York.
O Observatório Internacional dos Vinhos Mediterrânicos conjuntamente com a Wine Intelligence, mostra no estudo um olhar sobre mercados em dezessete países na União Europeia e também fora dela.
Os dados obtidos levam em conta que os países do mediterrâneo produziram em 2014, 77 milhões de litros de vinho, 28,4% da produção mundial total. Com alguns dados referentes ao sul da França, levando apenas as separações AOCs e IGPs no sul (AOPs Languedoc Roussillon, Vale do Ródano, Provença, Córsega e Sudoeste). DOC, Sudeste, Languedoc Roussillon não Pays DOC e do Sudoeste, mostrou que por lá se perfazem mais de cinquenta por cento do total produzido na França em 2014 de 19 milhões de hectolitros.
O estudo ainda mostra que a Alemanha continua a ser o maior mercado, mas os que mais crescem são os Estados Unidos e o Reino Unido. A China tem o maior crescimento (+ 46%). O Reino Unido e os EUA são os principais contribuintes para o crescimento: + 9% e + 8%, respectivamente (menor crescimento do que a China, mas de uma base mais elevada), sendo o Reino Unido o 3º maior mercado para os vinhos tranquilos vindos do mediterrâneo, com uma garrafa a cada 3 consumidas de vinhos importados. Com a grande relevância dos Reino Unido e EUA, a Vinusud junto com a Sowine e SSI, elaborou e publicou sobre o consumo e tendência em Londres e Nova York, revelando em pesquisa on line, o que para mim, confesso, foi uma boa surpresa: Apesar de os vinhos tintos serem a preferência tanto para homens como para as mulheres, nas duas cidades pesquisadas, o branco vem depois e ainda por último os rosés.
Agora vem a surpresa: 56% dos homens contra 34% das mulheres, isto em Londres, disseram consumir os Rosés, e 45% contra 24%, homens X mulheres em Nova York! Homens também mostraram ser maiores consumidores de vinho espumante (excluindo Champagne), do que mulheres: 54% de homens em Nova York contra 27% de mulheres e 34% de homens de Londres em oposição a 22% de mulheres.
Quanto às cepas, a uva Merlot ganhou amplamente nos dois, depois vindo à preferência Pinot Noir e Chardonnay.
Agora uma coisa que já se vislumbrava faz tempo: a maioria (47%) dos nova-iorquinos prefere os vinhos dos EUA, os londrinos nomearam a França como seu país favorito de origem (40%), seguida pela Itália e depois pela Espanha.
Também os jovens em Nova York, ganham por pequena margem em consumo, contrapostos aos seus pares londrinos, bebendo vinhos semanalmente; 59% contra 52%.
42% dos jovens em Nova York dizem serem “conhecedores”, contra 29% em Londres.
Em ambas, os amigos e a família foram as principais fontes de informação sobre o vinho (51% em Nova Iorque e Londres), seguidos por sites e aconselhamento do comércio do vinho. A pesquisa ainda não foi totalmente publicada, seno esta, programada para Janeiro de 2017.
NOTA AOS EDITORES: Versões completas dos inquéritos estão disponíveis no sítio Web do VINISUD: Biblioteca de fotos: Sobre VINISUD- A feira VINISUD é uma referência internacional para os vinhos produzidos em todo o Mediterrâneo. A feira de 2017 terá lugar de 29 a 31 de Janeiro no Parc des Expositions de Montpellier. A VINISUD e a sua equipa dinâmica, dedicada e dedicada, destinam-se a servir todos os sectores? Partes interessadas, em todos os momentos. Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão