Meninas e meninos,
Magistral apresentação dos vinhos da Mendel Wines com a presença do enólogo Roberto De La Mota para a imprensa especializada. Quem agora importa para o Brasil sua linha de vinhos é a Ravin Importadora.
Com toda a elegância e simplicidade de quem sabe e conhece a fundo todas as nuances da vitivinicultura, Roberto De La Mota que é um dos nomes mais importantes da indústria do vinho na argentina, nos proporcionou uma verdadeira aula sobre os seus vinhos e os terroires argentinos de onde provém.
Mendel hoje é uma das marcas mais prestigiadas e referência em vinhos de alta qualidade, expressando o caráter de seus antigos vinhedos em Luján de Cuyo, Mendoza.
Degustamos os seguintes vinhos da Mendel Wines : Mendel Semillon 2017, Mendel Lunta Malbec 2016, Mendel Malbec 2015, Mendel Cabernet Sauvignon 2016, Mendel Unus 2015 e Mendel Finca Remota Malbec 2015.
1- Mendel Semillon 2017 vinho com olfato floral e cítrico de lima da Pérsia apresenta mineralidade e até certa untuosidade em boca. Em geral uma pequena parte do vinho fermenta em barricas usadas.
2- Mendel Lunta Malbec 2016 se apresenta com um mineral no olfato bem expressivo, frutado, elegante em boca com equilíbrio entre acidez e taninos. Ótimo vinho.
3- Mendel Malbec 2015 o que chegou mais fechado, demorou mais para se abrir em frutado compotado e algumas especiarias.
4- Mendel Cabernet Sauvignon 2016 vinho primoroso, olfato com goiabada, mineral(pó), floral sutil, especiarias doces e picantes surgem e o lácteo se mostra gostoso. Em boca confirma a goiabada, as especiarias picantes(gengibre e cravo), as doces como a nós moscada, uma acidez de fazer inveja a muito vinho branco, taninos presentes e muito bons, completo, exuberante e ainda por cima vinho que poderá ser degustado com muito prazer anos mais tarde. Adorei este vinho!
5- Mendel Unus 2015 corte de 67% Malbec, 30% Cabernet Sauvignon e 3% Petit Verdot. Novamente o lácteo surge me mostrando ser muito provável provir do Cabernet Sauvignon e da madeira que nele se usa. Muita compota de frutas, especiarias. Um frescor no olfato que lembra ervas de cozinha como salsa ou menta. Em boca a pimenta surge, a compota se confirma, taninos perfeitos e acidez ótima. Novamente excelente vinho, e acho que o Cab. Sauvignon dá o tom.
6- Mendel Finca Remota Malbec 2015 cítrico de frutas selvagens no olfato, geleia de marmelo, mineral, equilibrado em boca com taninos e acidez. Vinho que é vinificado em pequenas quantidades e é o vinho ícone com capacidade de guarda de longos anos. Sofisticação e equilíbrio invejáveis.
Vejam mais sobre a Mendel Wines aqui e aqui .
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão