Meninas e meninos,
Seis vinhos tintos de safras históricas estarão em degustação na ABE-Associação Brasileira de Enologia, onde as safras são as de: 1953, 1999, 2002, 2005, 2008 e 2012. Serão degustados estes vinhos por 50 enólogos durante a 100ª Degustação Temática realizada pela ABE, num encontro que servirá de parâmetro de memorável valor, para a compreensão do envelhecimento e longevidade dos vinhos em questão, além da entidade com isto, valorizar a produção vínica do Brasil.
Os vinhos não foram anunciados, mas serão com certeza exemplares icônicos, isto em razão também da ocasião celebrar a degustação de número 100, e que ocorrerá já nesta semana, dia 16 de Maio, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves-RS.
“Tradicionalmente, a ABE promove essas degustações temáticas, mas esta é histórica porque marca uma trajetória de continuidade ao trabalho que começou há mais de 15 anos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
A experiência permitirá aos enólogos presentes avaliar a evolução e potencialidades de cada vinho brasileiro mirando no aspecto de que reunirá rótulos de vinhos envelhecidos, podendo com isto demonstrar o potencial de envelhecimento dos vinhos brasileiros, além da confraternização entre os membros da ABE.
Este trabalho de aproximar os enólogos dos vinhos e espumantes de diferentes procedências teve seu início em 2002, quando a ABE passou a realizar as degustações temáticas. De lá para cá, a entidade deu a volta ao mundo com rótulos de regiões produtoras variadas.
Com este projeto, a intenção da ABE é levar o terroir de cada região para perto dos seus associados sem a necessidade de sair do Brasil, permitindo, assim a troca de informações e a atualização profissional de seus membros, fator sempre muito interessante.
Depois de degustar e comentar os seis vinhos tintos brasileiros, os enólogos presentes participarão de um jantar de confraternização, que sempre marca o fim destas reuniões temáticas.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão