Meninas e meninos,
Em uma época onde as coisas têm preços muitas das vezes baseados no marketing; preços que sempre estão acima de uma proporção adequada aos bolsos da maioria; descobrir que existem ainda boas relações de preço X qualidade é quase um dever.
Pois é um destes achados no mundo dos vinhos que aqui transcrevo, a linha de vinhos da Bodegas Esmeralda, argentinos puro sangue, e mais, conduzidos pelos negócio que têm o quase sagrado nome Catena Zapata, seu fiador, pois a Bodegas Esmeralda faz parte deste emblemático grupo mendoncino.
Verdadeiros achados, diria eu, em meio ao mar de vinhos que dispomos em nosso país, são vinhos de excelente qualidade e preços mais ajustados aos bolsos mais comuns, além de serem trazidos pela Mistral, uma das mais respeitadas importadoras, o que também serve de chancela.
Degustei faz algum tempo estes vinhos, e queria ter ais chances de fazê-lo, e agora escrevo sobre a linha degustada: Estiba I Chardonnay 2015; Estiba I Tempranillo Rosado 2015; Estiba I Cabernet Sauvignon 2015; Estiba I Malbec 2015 e Estiba I Sémillon/Sauvignon Blanc Sobremadurado 2015.
O Estiba I Chardonnay 2015 com leve passagem por madeira(apenas 20% do vinho estagia por 3 meses), é bom de acidez, dando-lhe o frescor necessário aos brancos, com uma certa untuosidade, certo corpo, que o torna fácil de harmonizar. Bem mineral, um frutado sóbrio, é comportado em álcool, e ótimo para as massas, queijos e claro, frutos do mar.
O Estiba I Tempranillo Rosado 2015, é mais exuberante no nariz e em boca no que respeita às frutas, falta um pouco de acidez para torna-lo mais exuberante, mas o torna um bom acompanhante de gastronomia mais especiadas e olfativas doces, além das que contrastem com o salgado como os queijos de massa dura e curados.
O Estiba I Malbec 2015 também tem pouca passagem por madeira, cerca de 4 meses em barricas de carvalho americano. Frutado e com especiarias no olfato, que se confirma em boca, é um vinho que poderá ser guardado, pois tem acidez e taninos para isso, sem contar o álcool de 13%. Acompanha bem carnes vermelhas, massas com molhos mais aromáticos à base de carnes e tomates, aves e queijos.
O Estiba I Cabernet Sauvignon 2015, da linha, foi o que mais me chamou a atenção. Passagem por madeira mesclada em 25% americana e 75% francesa por cerca de 4 meses, apresenta mineral no olfato, um frutado como cereja madura, algumas especiarias como o cravo. Em boca confirma a mineralidade, o frutado, com uma ótima acidez e taninos presentes, mas sedosos e agradáveis. Ótimo para carnes mais gordurosas, braseadas, assadas e grelhadas. Também com aves de caça com a galinha d’Angola deve ficar ótimo, pois é firme, mas tem sua “ternura” no equilíbrio e balanço.
Para a sobremesa, o e Estiba I Sémillon/Sauvignon Blanc Sobremadurado 2015-Dolce Natural, um late harvest com muito floral e sutil mineralidade, onde a Sémillon entra com 90% do corte. Para queijos mais salgados, com mofo azul, e bolos sem muito açúcar e recheios melados é o indicado.
Todos estes vinhos, incluindo o Sobremadurado que também vem em garrafas com 750 ml estavam por menos de R$ 48,00 mas é bom checar antes, pois os preços com nossas flutuações de moeda e impostos que se inventam e criam como do nada, pode tê-lo alterado.
Mistral
www.mistral.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão