Meninas e meninos,
O vinho encanado volta, em festa na FENAVINHO, fazendo com que Bento Gonçalves viva momento histórico com a volta do vinho encanado que eu conheci de perto nas primeiras idas que fiz a Bento na Serra Gaúcha no RS. Valorizar o vinho brasileiro e a nossa vitivinicultura faz parte da minha atuação como jornalistas desde os primeiros textos.
“Se o vinho jorra em cascatas reais, como preconiza o hino de Bento Gonçalves entoado no início da cerimônia de reinauguração do vinho encanado, ele também corre por dutos – e enche as taças não só da bebida, mas também de alegria”.
A volta da atração do famoso vinho que corre em canalizações e jorra na torneira, e que era a atração festejada da FENAVINHO- Festa Nacional do Vinho- foi tratada como histórica pelo prefeito, Guilherme Pasin: “nos reunimos aqui hoje, no marco zero da cidade, para respirar o que realmente nós somos”, disse, em referência à essência vitivinícola que projetou a cidade economicamente a partir do trabalho dos imigrantes italianos.
O vinho encanado, em plena Via del Vino, se constitui na primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos. “Ele é a alma da festa”, resumiu Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela FENAVINHO, que chega à sua 16ª edição, entre 13 e 23 de junho, juntamente com a ExpoBento, no Parque de Eventos.
A volta do festejado e muito lembrado vinho encanado, foi possível porque com o mesmo espírito da festa, o envolvimento comunitário também se fez presente. A festa teve pontos altos, um deles as homenagens justas aos precursores da atração que faz parte da história da Fenavinho desde sua primeira edição, em 1967, e os parceiros atuais que possibilitaram essa nova etapa na trajetória da festa.
A placa – contendo a frase “A soma de diversos talentos permitiu resgatarmos essa atração icônica para nossa cidade” – foi entregue a sete personalidades, como Vitalino Nichetti, um dos responsáveis pela primeira edição do vinho encanado. “Toda homenagem nos emociona, e fico muito emocionado por estar representando, aqui, uma equipe muito grande de todos que fizeram o vinho encanado. O trabalho, quando é feito para a comunidade, é muito prazeroso”, disse.
Receberam a homenagem, ainda, Itacir Pozza, Hermínio Ficagna e Flávio Zilio, respectivamente, presidente, diretor geral e gerente de enologia da Cooperativa Vinícola Aurora – fornecedora do vinho e do suco da promoção –; Antônio Stringhini, da Zegla, empresa responsável pelo equipamento em aço inoxidável do vinho encanado; Juliano Mazzoco, da Monofrio, que realizou o sistema de refrigeração; e o prefeito, Guilherme Pasin.
Outra destas justas homenagens, a Casa del Vino, foi rebatizada com nome do primeiro presidente da Fenavinho, Sr Moysés Michelon, e à partir de agora, a Casa del Vino, onde fica o vinho encanado, chama-se oficialmente “Casa del Vino Moysés Michelon”.
Programação segue domingo e no próximo final de semana
O vinho encanado permanece em cartaz em Bento Gonçalves ainda neste domingo, dia 2, e no próximo final de semana, dias 8 e 9, sempre das 11h às 18h. Serão comercializados os vinhos Merlot (tinto) e Moscato (branco), além de suco de uva integral, a preço único da dose a R$ 5. O valor dá direito a uma taça plástica (150ml) – quem quiser também pode adquirir a taça oficial Bocatti por R$ 10.
Uma intensa programação com shows, gastronomia e atrações culturais ocorre concomitantemente para alegrar os visitantes. Uma das principais ocorre amanhã, com o desfile de carros alegóricos, às 15h, na Rua Marechal Deodoro, com presença de entidades, escolas e comunidades do interior.
Programação:
Dia 8 de junho
11h: Teatro ‘Abre a boca e fecha os olhos’
14h: Apresentação Duo del vino
15h: Coral da Fundação Casa das Artes
17h: Trebbiano
Dia 9 de junho
11h: Coral Imigrante
14h: Cavatappi
15h: Daniel Lima e Janete
17h: Os colonos Zo Garrafon
Fotos-Crédito vagão filmes/Cesar Silvestro
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão