Meninas e meninos,
Ir ao Rancho Português e comer da sua culinária lusitana é sempre um prazer que se traduz em um contexto com mais de uma variável.
Primeiramente, a polidez, o conhecimento, a destreza e a gentileza de sua brigada nos convidam a voltar mais uma vez, e mais outra, e mais uma… Não sem estar ao lado da boa brigada, a boa culinária perpetrada com produtos sempre fresquíssimos e de alta qualidade, é de encher os olhos e o estômago, pois confesso ser sempre muito difícil comer apenas um dos pratos, que por sinal, são sempre muito bem servidos.
Já comi o Polvo à Lagareiro, vários tipos de preparos de bacalhau que lá são sempre Gadus Morhua, mais conhecido como “Bacalhau do Porto”, a Chanfana de Cordeiro, um dos meus pratos favoritos, o Arroz de Polvo e o de Pato, o Leitão à Bairrada etc…
Comi a alheira, ótima, os bolinhos de bacalhau, mas sempre que o Festival da Sardinha na Brasa é feito, aproveito e as como com muito apetite. Por falar no festival, neste final de semana acontecerá o 12º Festival da Sardinha na Brasa, nos dias 28 e 29 de Julho sempre a partir das 12 h.
Me antecipando pedi para as degustar com o tinto Comenda Grande tinto 2014 da Monte da Comenda Grande, corte de Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouche, com um pouco de Syrah, Tinta Caiada, Alfrocheiro e Cabernet Sauvignon, que passa 12 meses em carvalho francês-14,5% de álcool e importado pela Jobtotal.
Para o bolinho de bacalhau e para testar com o prato de bacalhau ao forno que claro, pedi, o branco Cascas, um vinho Verde DOC super refrescante, corte de Loureiro, Arinto e Avesso com apenas 10,5% de álcool, também importado pela Jobtotal, uma delícia para tomar aos baldes!
Quanto ao festival um convite ao pecado da gula, pois o ar fica perfumado com os aromas das sardinhas sendo assadas, já que o mesmo acontece na área externa, como manda a tradição lusitana.
Falou-me o amigo Valdeci, pessoa a quem prezo pelo saber cativar, pelo conhecimento, do fino trato com os clientes e pelo domínio de todas as áreas do restaurante, que serão cerca de 80 mesas dispostas debaixo de ombrelones na calçada de entrada do restaurante, vai ser sensacional.
Para quem nunca foi, ou para os que já foram ao restaurante, é uma oportunidade imperdível, pois além da boa gastronomia, os vinhos que lá são servidos são sempre ótimos, e a sua loja com artigos lusitanos, como queijos, embutidos, azeites, conservas e bebidas é vastíssima.
O festival tem o valor de R$79,00 por pessoa, as sardinhas na broa de milho com batatas ao murro harmonizadas com vinho tinto ou branco que será selecionada pela casa em meias garrafas( embalagens de 375 ml) e “Enquanto há brasa, há sardinha na broa”.
Mais detalhes – Av. dos Bandeirantes, 1051-V.Olímpia-São Paulo-SP: 11 2639-2077
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão