Meninas e meninos,
Mais um querido amigo é alçado para a tarefa de presidir a Associação Brasileira de Enologia-ABE, o enólogo e sommelier Edegar Scortegagna.
Scortegagna substitui outro amigo, Juliano Perin, enólogo da Chandon, que brilhou no perído de sua gestão.
Pelos próximos dois a contar a partir de Janeiro de 2017, Scortegagna pretende dar continuidade ao que já vinha sendo realizado pela ABE, promovendo a atualização dos enólogos, tanto na área vitícola, quanto na vinícola.
A chapa composta por membros designados mais abaixo, e diga-se, única, foi eleita dia 6 de Dezembro nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.
“Com foco nos associados, buscaremos oportunizar palestras, cursos, degustações e viagens técnicas para o aperfeiçoamento profissional”, comentou Edegar Scortegagna na ocasião.
Edegar Scortegagna é o enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos, além de atuar como diretor de Enologia da ABE no último período.
A Associação Brasileira de Enologia-ABE, tem 40 anos de atuação, sempre trabalhando para o aprimoramento qualitativo de seus associados enólogos, e a luta gigante para que os vinhos brasileiros ganhem a posição mundial de destaque que merecem. Digo gigante porque a maior luta sempre é contra a burocracia, e o imenso apetite do governo em seus três níveis por impostos e taxas.
Durante este período de existência da ABE, foram realizas cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas, além de grandes eventos como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e a Avaliação Nacional de Vinhos.
Também a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, editada anualmente, onde são publicados textos e artigos de excelência, explanando as conquistas tecnológicas de nossos enólogos e suas pesquisas importantes, ajudando com que nossos vinhos tranquilos e espumantes sejam conhecidos mundialmente.
Diretoria da ABE Gestão 2017 – 2018
Presidente: Edegar Scortegagna
Vice-presidente: André Peres Jr.
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Gabriel Carissimi
1º Secretário: Luciano Vian
2ª Secretário: Leocir Bottega
Diretor social: Christian Bernardi
Diretores de eventos: Daniel Salvador e Gregório Salton
Diretores de degustação: Juliano Daniel Perin e Gilberto Simonaggio
Diretor cultural: Samuel Cervi
Diretores técnicos em Viticultura: André Gasperin e João C. Taffarel
Diretores técnicos em Enologia: Michel Zignani e André Larentis
Parabéns à nova diretoria e presidência, e continuem a contar com este jornalista, como sempre.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão