Meninas e meninos,
O Dia Mundial do Enoturismo estreia com participação do Brasil e será no segundo Domingo de Novembro, coincidindo com as comemorações Dia Europeu do Enoturismo. O Ibravin coloca em seu site as notícias sobre este evento importante para a vitivinicultura brasileira e claro, ao turismo que pode advir destas ações de incentivo ao vinho brasileiro.
Nesta edição onde o Brasil participa pela primeira vez, teremos atividades em muitas áreas onde o vinho é uma grande atividade econômica, e o turismo efetivo que ocorre em paralelo, e por causa dos vinhos e da gastronomia locais, tem, em minha opinião, que ser a alavanca geradora de fomento.
O Brasil e também países como Itália, França, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e Chile promovem atividades, tendo a iniciativa realizada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin) e foi costurada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) presidida pela gaúcha Ivane Fávero, e com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Uma intensa programação está prevista para acontecer entre os dias 09 e 13 de Novembro com destaques para as regiões produtoras no Sul, dentre elas a Serra Gaúcha e a Campanha, e em São Paulo o polo produtor de vinhos e de enoturismo em São Roque.
Ao todo teremos dezessete ações nacionais em alusão a data e constam da programação desde curso de cortes de carnes com almoço harmonizado, venda de vinho a preço de custo, exposição de arte em meio aos vinhedos, passeio de trator, degustações temáticas, exibição de filme em vinícola, sunset (festa realizada no vespertino) e até seminário de enoturismo.
“O Ibravin estimula o setor para que vinícolas, hotéis, restaurantes e lojas localizados em roteiros enoturísticos comemorem e desenvolvam atividades específicas para a data. A participação brasileira no Dia Mundial do Enoturismo faz com que a gente se conecte a países tradicionais no turismo do vinho, mostrando que o Brasil também oferece boas opções enoturísticas e está inserido no mapa mundial da atividade”, explica Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin.
No Rio Grande do Sul, maior polo vitivinícola do país, pelo menos 600 mil turistas circulam anualmente pela região da Serra e Campanha Gaúcha em busca das atrações que o universo da uva e do vinho proporciona.
Em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante, a iniciativa é da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade em conjunto com a Rota do Espumante, que passam a celebrar o Dia Internacional do Enoturismo de forma itinerante, envolvendo as vinícolas da cidade. Este ano, além da Peterlongo, também participam da ação as vinícolas Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno e Vitivinícola Santa Bárbara. O público terá a oportunidade de degustar espumantes destas cinco empresas. O produto estará sendo comercializado em taça e em garrafa com valores padronizados em R$ 30 o Moscatel e R$ 35 o Brut.
O Secretário de Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, acredita que a data veio para ficar. “O enoturismo é muito importante para nossas vinícolas, hotéis e restaurantes. O turismo da experiência vem crescendo e impulsionando nossa economia. O Dia Internacional do Enoturismo vem fortalecer este segmento tão importante para nossa cidade e região e, nós, exemplo de coletividade, vamos seguir com esta proposta atraindo novos olhares para incrementar o nosso trade”, destaca.
Confira abaixo algumas atividades realizadas nos municípios gaúchos de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Santana do Livramento e na cidade paulista de São Roque, em alusão ao Dia Mundial do Enoturismo, celebrado, neste ano, no próximo domingo (12). A programação está sujeita as alterações.
http://www.ibravin.org.br/Noticia/dia-mundial-do-enoturismo-estreia-com-participacao-do-brasil/393
Fotos de Jeferson Soldi/Dandy Marchetti/Ibravin/divulgação.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão