Meninas e meninos,
Tiborna é o pão quente embebido em azeite, ou pão que acabou de assar que se coloca azeite; que pode ser doce ou salgado dependendo do que se polvilha por cima. Tradição em algumas regiões de Portugal, segundo o Correio da Manhã de Portugal, esta retomada da Tiborna começou para chamar a atenção aos efeitos benéficos do azeite.
Também se utilizam a broa em pedaços regada com azeite, enfim quase uma bruschetta onde o azeite é fundamental. Pão quente embebido em azeite, é isto, simples assim.
Sabemos da importância que um bom azeite, principalmente o azeite extra virgem, nos trás para a saúde, e aliando ao dia do pão que se comemora dia 16 de Outubro, juntamos útil ao agradável veja também.
O pão, um dos alimentos mais populares, versáteis e queridos do mundo faz parte da dieta de muitos povos, em variadas maneiras e jeitos de fazer. Inúmeras maneiras de se fazer o pão são difundidas hoje em dia, e milhares de aficionados por este alimento cultivam o hábito de serem padeiros.
Em comemoração ao Dia do Pão, Gallo a marca líder em azeites e a mais consumida pelos brasileiros, ensina o passo a passo do ritual da tiborna. Esta tradição portuguesa promove a degustação do azeite com um pão bem quentinho, podendo ser adicionados outros ingredientes: flor de sal, pimenta malagueta, alecrim, entre outros.
Este ritual era realizado, antigamente, nos pequenos lagares, para degustação do azeite pelos familiares e amigos. Gallo indica que o ritual da tiborna seja feito como aperitivo ou como entrada.
“Tiborna, um hábito a recuperar a favor do seu coração” é o lema do projecto, que começou com uma prova de pão e azeite com condimentos em Loulé e decorreu ontem em Almancil. Na próxima sexta-feira a iniciativa tem lugar na extensão de saúde de Quarteira mas poderá ser alargada a outras unidades de saúde da região.
Para o efeito, os utentes são convidados a comer a tiborna, tradição que se tem vindo a perder. A iniciativa tem como objectivo promover o consumo do azeite, benéfico para a saúde, em vez de gorduras sólidas.
“O azeite, no meu tempo de meninice, era o conduto usado no pão, não havia as coisas de hoje para barrar”, referiu ao CM Odete Silva, 64 anos, utente do Centro de Saúde de Loulé. Também Antónia Pereira, de 68 anos, provou e gostou das variedades de tiborna que encontrou: azeite com alho, oregãos, limão ou laranja. “São todos muito bons”, diz Antónia, que já conhecia a tiborna e ficou a saber que previne as doenças cardiovasculares.
A iniciativa de divulgar a tiborna começou no ano passado e o sucesso foi tal que durante os meses que se seguiram não faltava quem perguntasse quando poderia voltar a provar “aquele pãozinho quente com azeite”.
Os benefícios deste alimento são muitos, revela Ana Candeias, responsável pelo Gabinete de Nutrição: “Misturamos coisas muito boas na tiborna. O pão da saúde, que é o mais equilibrado, com azeite, que é uma gordura monoinsaturada, sendo importante para prevenir as doenças cardiovasculares e baixar o colesterol. A mistura com o pão dá mais saciedade, o que evita que se exagere na quantidade de comida. O resto são temperos para dar outro sabor e que não fazem mal”, refere.
“Uma acção de educação alimentar tem de ser regular para que dê frutos”, acredita a nutricionista, que aconselha o consumo de tiborna de manhã, à tarde ou à ceia, substituindo outras gorduras pelo azeite.
Texto extraído da edição de 04-05-2014 do Correio da Manhã-https://www.cmjornal.pt/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão