Meninas e meninos,
Destilaria Bizantina- San Basile foi um achado inesperado, quando estive no Trencadis Restaurante, convidado para julgar os vinhos para uma das edições do Clube Paladar. Descobrir a linha de bebidas San Basile com destilados, licores e infusões foi até uma surpresa.
A história começa com Renato Chiappeta, do famoso Empório Chiappeta no mercadão, e sua paixão pelas bebidas clássicas. As pesquisas consumiram o tempo de Chiappeta nos primeiros anos. Para ele só interessava mesmo conhecer as receitas mais originais e, digamos, históricas, de certas bebidas destiladas e infusões. Nasceu assim a Destilaria Bizantina, que se confunde com Destilaria San Basile, o nome fantasia e assinatura dos rótulos.
Degustei dez dos dezesseis rótulos lançados enquanto esperava a chegada dos demais colegas que iriam compor a mesa para a degustação dos vinhos do dia. Como disse antes, estava lá para julgar a harmonização de vinhos e gastronomia para a edição do Clube Paladar, do Jornal O Estado de São Paulo.
Voltando a San Basile, foi no ano passado que entraram no mercado os rótulos dos destilados e infusões. Muitos dos rótulos realmente fantásticos, como o bitter, o amaro, o gin, e o limoncello. Tem até absinto!
Demorei para escrever sobre estes rótulos porque a San Basile estava entrando no mercado, e quis dar um tempo para se acomodarem. Como em tempos de quarentena me obrigam a vasculhar os dados coletados antigos, achei agora e posto aqui.
Queria dar parabéns ao Chiappeta, porque até um bitter avermelhado( muito bom), muito imitado, mas nunca igualado(estou falando do Campari), a San Basile tem. Falando também do Trencadis, de gastronomia espanhola, aliás, trencadis é um mosaico catalão, os proprietários são também donos do bufê L’Espai.
Tentei entrar em contato com o restaurante, sem sucesso, e não saberia dizer se estão fechados pela quarentena, ou o que houve neste período.
San Basile
https://www.facebook.com/sanbasiledestilaria/
Sobre os vinhos escreverei oportunamente!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão