Meninas e meninos,
Knock Knock os rótulos da Bodegas Torre Oria que foram apresentados à imprensa em ótimo jantar no Pobre Juan do Shopping Cidade Jardim são vinhos fáceis de beber, de gostar, além de super divertidos.
Na degustação da Bodegas Torre Oria, representada por Gonzalo Parejo, seu diretor de exportações e Rafael Ceballos, seu export manager, pude perceber o quanto uma empresa de grande porte pode ser criativa.
Quem importa os vinhos da Torre Oria, aí incluindo-se além da linha Knock Knock, os rótulos Casablanca Monastrell Viñas Viejas, o Torre Oria Gran Seleccion e Torre Oria Reserva é a Wine To You-Wine2U do amigo Hildebrando Lacerda, o mesmo do case Rosé Piscine .
Já havia degustado um dos Cava Torre Oriahá alguns anose gostado bastante. Agora compreendi melhor a filosofia da empresa com outros rótulos Bodegas Torre Oria. Os Cavas são elaborados com as uvas Macabeo ou Viura, na maioria, e o Reserva, também usa a Chardonnay.
“A ambição da Torre Oria é que o Knock Knock , o vinho do lobo, se torne uma marca líder no Brasil e que os jovens consumidores comecem a se voltar e curtir mais a categoria de vinhos que, muitas vezes, é uma classe de bebidas alcoólicas de difícil compreensão e muita complexidade”declarou Gonzalo Parejo.
Mas voltando aos rótulos Knock Knock, vejam o motivo do nome dos rótulos: “Reza a lenda que no Paço-Palácio Torre Oria, rodeado de vinhas com mais de 125 anos, há um lobo que vagueia pelos terrenos. Nas noites em que a lua está cheia, você pode ouvi-lo uivar ainda mais intensamente, pois ele se transforma e vem bater à sua porta… KNOCK KNOCK (Toc, Toc)”.
Desta misteriosa história surge Knock Knock, um vinho para pessoas #likeawolf, inteligentes, astutas e corajosas, que se preocupam com os outros e que cuidam do seu povo.
Linha Knock Knock
1- Knock Knock Branco -um blend de Macabeo e Sauvignon Blanc, o meu preferido. Cítrico, floral, longo no palato, e sutil untuosidade, ótimo para harmonizações variadas como queijos, especialmente os de massa mole, frutos do mar, massas à base de molhos lácteos.
2- Knock Knock Rose elaborado com a uva Bobal, cepa nativa da região onde fica a Bodegas Torre Oria, que é Utiel-Requena. Muito frutado no olfato, com cereja, morango, um floral lembrando flores do campo. Em boca confirma o frutado. Harmoniza bem com salmão defumado, frutos do mar em saladas.
3 Knock Knock Red Blend- um blend de Tempranillo(70%) e Syrah tem leve passagem por madeira, Olfato frutado, sutil adocicado. Bom para pratos que utilizem molhos de ostra ou outros agridoces. Aves e carnes cozidas.
O Torre Oria Reserva 2016 foi elaborado com blend de Bobal(40%) Tempranillo(20%) e Cabernet Sauvignon. Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. Bem frutado, algum tostado se apresenta e notas de chocolate. Em boca confirma o olfato. Bom para carnes vermelhas em geral assadas, grelhadas ou cozidas, além de queijos maduros e charcutarias variadas. Gostei muito deste vinho.
O Torre Oria Gran Seleccion 2015 tem corte das uvas Bobal(40%), Cabernet Sauvignon(40%) e Tempranillo, estagia em madeira por 24 meses. Olfato mais evoluído, com frutas secas, ameixa em passa, notas de couro e tostados. Bom para carnes vermelhas em geral, assadas, grelhadas ou cozidas, além de queijos maduros, e charcutarias variadas.
Torre Oria Casablanca Monastrell Viñas Viejas 2019 com olfato frutado mais exuberante nas frutas vermelhas e negras mais maduras. Sutil floral, e um aroma de xarope que demorei a descobri que era de romã. Boca confirma o olfato. Estagia em madeira por 12 meses.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão