Meninas e meninos,
O rótulo Trivento Golden Reserve Malbec recebeu um reconhecimento histórico, 97 pontos e medalha de Platina Decanter World Wine Awards. A Trivento Bodegas Y Viñedo, do Grupo Concha Y Toro, em Mendoza, comemora com um encontro por zoom, entre jornalistas e o seu enólogo chefe, Germán di Cesare.
“Me lembro muito bem do início de Golden, porque foi nosso primeiro vinho de alta gama e guarda o legado cultural dos imigrantes europeus que chegaram a Mendoza no final do século XIX, bem como a riqueza e a geografia de Luján de Cuyo, e os vinhedos antigos de Malbec, muitos com 60,80 e mais de 100 anos, que souberam equilibrar seus frutos através das décadas”, comentou Germán Di Césare.
No ano de 2000, foi elaborado o primeiro Trivento Golden Reserve Malbec.
A primeira safra do vinho Trivento Golden Reserve Malbec se deu nos ano 2000, e tem como particularidade ser um assemblage de uvas Malbec de parcelas e distintos terroires.
Um assemblage de distintas parcelasse terroires.
Sim, parcelas nobres, e de terroires nobre das regiões de Luján de Cuyo, e são elas: Agrelo, Vistalba, Pedriel e Las Comportas. Este assemblage para o rótulo Trivento Golden Reserve Malbec é que faz toda a diferença.
Sobre as dificuldades em elaborar 540.000 litros, e a premiação na ótica de Germán Di Cesare.
“Não é fácil elaborar mais de meio milhão de litros de um vinho de terroir no segmento entre USD 18 e 22 dólares, motivo pelo qual este reconhecimento nos enche de orgulho”, acrescenta Di Césare.
Minha percepção sobre o Trivento Golden Reserve Malbec 2018.
Minha percepção ao degustar o Trivento Golden Reserve Malbec 2018, foi de surpresa, ao ver um vinho Premium com 14% de álcool já pronto para se degustar e muito equilibrado, apesar do pouco estágio em garrafa.
No olfato, muita fruta com algumas especiarias doces e picantes ao longo do tempo em taça. Em boca, uma admirável acidez, vinda de um terroir que quase nunca chove. Confirma o frutado em boca, o equilíbrio entre taninos, acidez e álcool é total.
Com o tempo em taça surgem também, para mim, no olfato aromas lembrando grafite e sangue. Seu estágio em madeira, barricas(96%) e foudres(4%), ambos em carvalho francês, leva cerca de 12 meses.
Harmonizar o vinho com carnes vermelhas é barbada.
Harmonizar o vinho com carnes vermelhas é barbada; as braseadas, as grelhadas, e mesmo as ensopadas pedem o corpo, os taninos e o álcool que o vinho possui. Mas queijos mais maduros, massas com molhos vigorosos, caças de pelo e pena vão combinar também.
Este vinho daqui mais uns anos deverá estra melhor ainda!
Sobre a Trivento Bodegas Y Viñedo.
Trivento Bodegas Y Viñedo criou um portfolio exclusivo de vinhos que preservam o caráter do terroir de Mendoza. O prestígio de seus rótulos de alta gama como Eolo, Trivento Golden Reserve, Trivento Private Reserve e Trivento Reserve é atestado pelo reconhecimento internacional que vêm recebendo ao longo dos anos, fruto de investimento contínuo e tecnologia, infraestrutura e expertise. A vinícola fortaleceu sua posição em mais de 100 mercados no mundo, conquistando seu lugar entre os principais exportadores de vinhos do país.
Desde 2013, é a marca de vinhos argentina mais vendida na Europa. Os locais onde ficam os 1579 hectares da Trivento – cerca de 10 vinhedos – foram selecionados com o máximo cuidado. Essas terras possuem uma ampla variedade de topografia e microclimas, e são distribuídas em quatro microrregiões distintas: Vale do Uco (581 Ha) Vale Luján-Maipú (530 Ha), Vale do Leste (238 Ha) e Vale do Norte (230 Ha).
Trivento significa três ventos: os ventos Polar, Zonda e Sudestada sopram na terra ensolarada e árida de Mendoza. Cada um dos três, agitam e perfuram a calma íntima de Mendoza, deixando sua marca em seus vinhos.
Vocês encontram o Trivento Golden Reserve Malbec 2018
na
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão