Meninas e meninos,
Atenção cachaceiros para a Cachaça Trade Fair que vai começar sua edição de 2024, agora em novo espaço, no Expo Center Norte-Pavilhão Amarelo. A edição 2023 foi um enorme sucesso
Uma ótima oportunidade de negócios, uma excelente perspectiva para os cachaceiros(sem nenhuma conotação pejorativa) conhecerem novos produtos e produtores.
Eu, como um velho cachaceiro que sou , irei participar do corpo de jurados, apreciando e anotando todas as amostras que foram enviadas para o certame TOP Ten. Vinhos também não faltarão, e vamos julga-los para o TOP Ten.
Segue um pequeno release para conhecimento de todos:
*Empresas: a produção no setor da Cachaça é feita, na sua maioria, por micro e pequenas empresas, e representa uma importante fonte de geração de emprego e renda. Hoje, são quase 1.000 produtores de Cachaça devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsáveis por gerar mais de 600.000 empregos diretos e indiretos.
O Isnstituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor da Cachaça, está disponível para fornecer dados do setor e intermediar entrevistas com os porta-vozes da cadeira produtiva. O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) estará presente na oitava edição do Cachaça Trade Fair, que acontece de 25 a 27 de março (segunda a quarta-feira), das 14h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. Trata-se de uma das principais feiras de negócios da cadeia produtiva de destilados da América Latina.
Como entidade representativa do setor da Cachaça, o IBRAC estará durante os três dias no estande (nº 60) com a exposição de Cachaça de alguns produtores associados, tais como da Cachaça Capueira (GO), Cachaça Gogó da Ema (AL), Cachaça SoZé (SP) e Cachaça Cállida (GO).
Sobre o evento: o Cachaça Trade Fair acontece em conjunto com o São Paulo Wine Trade Fair . De acordo com a organização, a edição desse ano trará 95 empresas expositoras, que representam aproximadamente 250 marcas de vinhos, cachaças e outros elos da cadeia produtiva.
O tema da edição de 2024 é a diversidade dos vinhos e dos destilados: estilos, variedades de cepas, de terroirs, de formas de produção, e seus impactos no mercado e para o consumidor. A diversidade também é o destaque na Cachaça.
Entre outros destaques dos congressos estão, no dia 25, o Concurso Top Ten – degustação e avaliação dos melhores vinhos e destilados da feira. No dia 26, às 8h, mesa redonda com o tema Diversidade aplicada nos vinhos e na cachaça, quebrando paradigmas.
Serviço:
CACHAÇA TRADE FAIR
Data: 25 a 27 de março
Horário: 14h às 20h
Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.
Sobre: O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional, possui entre seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do segmento produtivo. Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Entre suas atuações estão a defesa de interesses do setor produtivo no Brasil e no exterior, ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas e à concorrência desleal, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua indicação geográfica, em âmbito nacional e internacional.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão