Meninas e meninos,
Abelhas sem ferrão com meles de terroir Mbee motivou a Academia do Mel Mbee à dar palestra sobre abelhas nativas brasileiras sem ferrão e seu meles de terroir. Já conhecia a Mbee e também já havia postado texto no Divino Guia mas fui em busca de maior conhecimento.
“Poucos sabem, mas os melhores meles do mundo são os brasileiros. O que acha de levantarmos a bandeira deste ouro líquido, um dos maiores ícones de nossa gastronomia? Definimos o mel como um produto de terroir, uma amostra do ecossistema naquele exato momento, algo que nunca mais será repetido. Temos em nossa linha 14 meles de diferentes abelhas sem ferrão, de 13 estados do Brasil, de mais de 50 pequenos produtores. Viva as abelhas sem ferrão, viva a brasilidade, viva o pequeno produtor.”-extraído do site da Mbee.
O Dia Mundial das Abelhas é comemorado no dia 20 de Maio. Esta data foi estabelecida pela ONU para conscientizar-nos sobre a importância das abelhas para a biodiversidade de nosso planeta.
Vamos além da produção do mel; esses insetos são responsáveis pela proteção e preservação de florestas e excelentes parceiros da agricultura; as nossas florestas e matas nativas dependem das abelhas! Sabiam que estes animaizinhos são responsáveis por aproximadamente 70% da polinização das plantas de nosso planeta?
Não há porque ter medo das abelhas comentou Eugênio Basile da Mbee, mesmo as que possuem ferrão são pacíficas, quando não incomodadas. No mundo existem cerca de 20 mil espécies de abelhas, sendo que 400 são abelhas sem ferrão. Destas 400 espécies, temos 300 espécies no Brasil.
Com o intuito de fomentar a importância das abelhas e fortalecer toda a cadeia do alimento, a Mbee criou em 2022 a Academia do Mel ® para discutir brasilidade, abelhas, meio ambiente, produtos artesanais e sustentabilidade.
Provei alguns do muitos tipos de meles na Mbee , tais como: Mombucão, um curioso mel gasoso. Emerina, Guaraipo, Borá, Jataí-este mais conhecido-, Tiuba, Mandaçaia. Cada um com características bem distinta ora menos, ora mais acídulo; ora menos, ora mais adocicado.
Degustei um boa cerveja a Mbeer que leva mel de Jataí na composição, e o hidromel, bebida milenar à base de água e mel fermentado(o hidromel é obtido através da fermentação por leveduras em uma solução diluída constituída de mel e água até a transformação dos açúcares do mel em álcool). Há também uma infinidade de harmonizações gastronômicas possíveis com meles nativos.
A definição muito feliz e precisa de meles de terroir caracteriza bem estas distintas sensações organolépticas e sensóriais que vemos nos meles das diversas espécies de abelhas, advindas de distinta localizações, estados e regiões.
Priorizamos o plantio de uma ampla quantidade de flores para alimentar nossas abelhas. Isso significa que produzimos mel silvestre, sim, e com orgulho! Altitude, florada e chuvas são algumas das características que influenciam no néctar coletado. O nosso carrega o terroir da Serra da Mantiqueira.
Trabalhamos diariamente para resgatar e promover a cultura deste ouro líquido no Brasil, enorme desafio em um território marcado pela monocultura de cana e consumo excessivo de açúcar.
Sobre a Mbee – Meles de Terroir
A Mbee surge em 2012 quando o casal Márcia e Eugênio Basile decide se aventurar pelo mundo do mel, ao descobrir a verdadeira vocação da Fazenda Itaicá, propriedade da família, localizada em Atibaia, no interior de São Paulo. O local era repleto de platôs de pedra ideais para a produção do mel de Apis mellifera, as famosas abelhas listradinhas africanizadas, ou afro-europeias.
A marca nasce com o propósito/ missão de promover e resgatar a cultura deste ouro líquido no Brasil e com o desafio de difundir a importância das abelhas e do mel em um território marcado pela monocultura de cana e pelo consumo excessivo de açúcar.
A Mbee atua na curadoria, manejo e venda de meles de abelhas nativas sem ferrão, um verdadeiro patrimônio dos povos tradicionais e do campo, ajudando a fortalecer a agricultura familiar, criar demanda de mercado e encorajando produtores a seguirem seu manejo e, consequentemente, colaborando na preservação de diversas espécies da nossa flora.
Além disso ainda desenvolve produtos e possibilidades que inspiram chefs, cozinheiros, confeiteiros, bartenders e clientes a ampliarem o receituário com criações fantásticas, gerando um impacto que vai além da gastronomia.
Serviço:
Academia do Mel® Mbee
Av. Queiroz Filho, 1.700, Casa 38, SP fone: 11 3647-9211
WhatsApp 11 97111-2030
Informações gerais
Eugênio Basile – [email protected]
Informações para imprensa
Apetite Comunicação
Catharina Castro – [email protected]
Celular 11 98220-5305