Meninas e meninos,
Os sabores da Morávia, região leste da República Tcheca, são repletos de tradições e sabores ancestrais. Aqui, algumas opções gastronômicas da região.
Brno- A metrópole da Morávia do Sul conecta perfeitamente a história, arquitetura moderna, cultura, gastronomia e uma intensa vida noturna presente nos bares.
A cidade até desenvolveu um guia infalível para encontrar os melhores lugares para comer e beber na área, e para e conhecer todos os sabores deste lugar delicioso, veja: https://www.gotobrno.cz/en/taste-brno/ .
Valtice- http://www.vinarskecentrum.cz/en/
Na República Tcheca não se toma apenas cerveja, mas o também popular vinho da Morávia, de alta qualidade.
O Salão de Vinhos é o resultado da competição nacional, em que todos os anos é escolhido o vinho campeão, os vencedores das categorias e rótulos de destaque. Os 100 melhores vinhos recebem a marca “Salão de Vinhos ČR” e você pode experimentá-los nas adegas do Castelo Valtice.
Os arredores são ideais para passeios de bicicleta, onde você ficará fascinado com a beleza das áreas vinícolas do centro de Mikulov.
Olomouc-Que tal apreciar a riqueza gastronômica da região de Olomouc, descobrindo todos os sabores surpreendentes nos restaurantes locais?
Um dos pratos típicos regionais mais especiais é o queijo “Tvaruzky”, acompanhado de um copo de cerveja. Entre uma grande variedade de cervejas, as marcas Moritz e Vasek, são provenientes de pequenas fábricas em Olomouc.
Já os queijos, chamados Olomoucké tvarůžky, têm sabor picante inconfundível, adquirido graças às condições geográficas e naturais da área de Haná. Um papel importante são as florestas aluviais e a água de calcário. Na fábrica original de queijos você saberá tudo sobre a produção e a história. Na saída, compre o queijo original da loja da fábrica.
Os fãs de doces apreciarão o prato “kynuté knedlíky”, bolas recheadas de frutas, decoradas com queijo da região. Para os adoradores de doces, segue a receita original.
A massa:
1 kg de farinha semi-grossa
500 ml de leite
uma pitada de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
3 gemas
250g de óleo
1 tablete de manteiga
Recheio de queijo:
200g. açúcar
100g passas
2 unidades de queijo
2 gemas
casca de limão
um pouco de leite
Farofa de pão ralado para cobrir os bolinhos:
100g de manteiga
farinha
açúcar
rum
Misture bem os ingredientes para fazer a massa, deixe-a crescer por 2 horas, depois abra com rolo e corte em pequenos círculos onde colocamos o recheio. Unte com a manteiga e cubra com uma pequena quantidade de massa e asse a 180 graus. Quando os tirar do forno, espalhe manteiga e rum sobre cada bolinho.
Se você quiser descobrir mais desse sabor, não deixe de visitar o Museu dos autênticos queijos curados de Olomouc em Loštice.
Para finalizar este passeio pelos sabores da Morávia recomendamos vinícolas que encantam os sentidos
Sonberek- Um ícone da vinificação da República Tcheca, produz vinhos de qualidade original em 45 hectares de seu próprio vinhedo. Suas uvas são cultivadas de forma sustentável, colhidas manualmente e selecionadas para um rendimento anual de 30.000 a 150.000 garrafas, dependendo da qualidade da colheita.
O Decanter World Wine Awards concedeu à Sonberk a medalha de platina como o melhor vinho seco aromático, uma medalha de platina pela categoria vinho doce tcheco e um troféu regional pelo melhor vinho branco seco na Europa Central e Oriental.
Sonberk é a primeira e única vinícola tcheca mencionada no Financial Times, New York Times e Wall Street Journal.
Obelisk- A vinícola Obelisk tem um profundo respeito pela sabedoria dos antepassados, que é expressa nas palavras latinas “filein sofia”.
O proprietário da vinícola František Fabičovic se inspirou no período de prosperidade cultural das antigas civilizações grega e romana, que os historiadores chamavam de antiguidade clássica.
A vinícola Obelisk segue a tradição vinícola avançada da família aristocrática do Liechtenstein, que está intimamente relacionada à cidade de Valtice, e continua com a restauração da paisagem no sinuoso rio Thaya (Dyje) na reserva de caça do proprietário da Obelisk.
Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão