Meninas e meninos,
Álvaro Cézar Galvão jurado-Brazil Selection by CMB. O mundialmente conhecido e respeitado CMB-Concours Mondial de Bruxelles- voltou ao Brasil e se uniu ao aclamado CVDB–Concurso Vinhos e Destilados do Brasil-para avaliar fermentados- quase que exclusivamente vinhos-e destilados em geral, todos brasileiros.
A chancela e a parceria do Concours Mondial de Bruxelles, a maior competição mundial de vinhos e bebidas espirituosas, veio somar em organização em concursos deste porte, e trouxe novidades já utilizadas em certâmen do CMB, a IA-Inteligência Artificial, para equalizações de comentários e notas.
Agora, unindo forças do CVDB e CMB foi explanado aos jurados que a IA-Inteligência Artificial– será utilizada para promover equalizações de notas das amostras julgadas, para compilar as opiniões dos jurados e classificar cada amostra, com base em critérios internacionais, posicionando o produto brasileiro em relação aos de outras regiões.
Inteligência Artificial emite “roda de aromas” de cada vinho
Pela primeira vez em um concurso de vinho no Brasil, a Inteligência Artificial será usada para compilar todas as notas e opiniões dos diferentes jurados sobre cada amostra, produzir um único comentário e emitir um gráfico, chamado de “roda de aromas”, destacando as características e virtudes de cada produto. Essa “roda de aromas” apontará os tipos de aromas encontrados na bebida (descrição aromática e do paladar).
O sistema é capaz de absorver todas as informações e comentários dos jurados nos diferentes idiomas, analisar e emitir esse gráfico ou “roda de aromas”, com as todas as características presentes na bebida. Esse comentário pode ser muito útil para o produtor aprimorar o seu produto e comparar com o de outras regiões. Para o consumidor, ajuda no processo de compra, que pode escolher o que mais agrada ao seu paladar.
Os melhores vinhos e cachaças brasileiros serão conhecidos no dia 4 de Novembro e a cerimônia de premiação e entrega das Medalha Grande Ouro, Ouro e Prata ocorrerá no mês de dezembro, em São Paulo.
Vejam o vídeo que o Eduardo Viotti fez antes de começar o Brasil Selection by CMB 2024
O Reconhecimento do Concours Mondial de Bruxelles abre portas de mercados internacionais e ampliam oportunidades de exportações dos produtos ganhadores de medalhas e menções honrosas.
O certame
No certame foram julgadas 405 amostras de vinícolas e destilarias brasileiras de 18 estados do País, avaliadas por 24 jurados internacionais de seis países diferentes da Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França e Portugal. Os jurados foram divididos em cinco grupos e degustaram, às cegas, cerca de 30 amostras por dia, classificando cada uma de acordo com os rigorosos e exigentes critérios do Concours Mondial de Bruxelles.
O Brazil Selection by CMB 2024ou Brasil Selection by CMB 2024 ocorreu de 21 de Outubro de 2024 a 23 de Outubro 2024. O Brasil Slection by CMB 2024, mais importante e reconhecido concurso brasileiro de vinhos e destilados, tem mais de 24 anos de tradição e ocorreu no Hotel Mercure Pinheiros, em São Paulo.
“O Brasil Selection by CMB tem como objetivos identificar os melhores vinhos e destilados brasileiros, oferecer um guia de qualidade e excelência aos consumidores de todo o mundo e promover a vitivinicultura nacional. É o caminho de maior prestígio e mais eficiente para a promoção internacional do vinho e da cachaça brasileiros.”, destaca Eduardo Viotti, jornalista e um dos presidentes do Selection Brasil by CMB.
Segundo ele, ao longo de 30 anos, o Concours Mondial de Bruxelles construiu uma imagem de excelência e rigor, tornando-se referência entre os concursos internacionais de vinhos e bebidas espirituosas, e conquistando a confiança dos consumidores ao redor do mundo, que enxergam o selo de qualidade CMB como a garantia de um produto de elevado padrão.
“Os apaixonados por vinhos e destilados se baseiam no julgamento dos jurados internacionais do concurso para escolherem e experimentarem as bebidas que vão degustar”, destaca Viotti.
Crédito do Vídeo: Brasil Selection by CMB
Legenda da imagem (1): Baudouin Havaux, presidente do Concours Mondial de Bruxelles, Elizabeth Palmer, jurada canadense, e Zoraida Lobato, diretora da Market Press
Contatos para a imprensa-Secco Consultoria de Comunicação
José Carlos Secco-55 11 99932-6258- [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão