Meninas e meninos,
Augguro Pinot Noir Reserva 2021 Vinic Belmonte harmonizou muito bem com um risoni ao mix de cogumelos by myself. Não havia degustado nenhum vinho e nem conhecia esta vinícola brasileira situada em Farroupilha.
Vinícola Belmonte
A Vinícola Belmonte nasceu da paixão de seu fundador Antonio Pertile em 1984. E há quase 4 décadas é gerida pela família e está na sua segunda geração. “A produção limitada a poucas e excelentes garrafas. Os vinhos são únicos e com muita personalidade”, está no site da Belmonte.
Fiquei conhecendo este vinho por uma simpática intervenção dos amigos do site e instagram Vinhólogo-Vinhos Brasileiros que me mandaram este vinho que acabava de incorpora-se ao seu catálogo em Março, creio eu.
Mesmo tendo estado em alguns concursos promovidos pela Afavin não me lembro de ter degustado algum vinho da Vinícola Belmonte, mas publiquei premiações onde foram contemplados.
Voltando ao Augguro, que significa Eu desejo, distinto de Augguri-augúrio, eu pressinto, muitas felicidades, ou mesmo auguri-parabéns, mas todas estas etimologias, com ou sem letras dobradas, ou com modificações coloquiais, significam no final, sinais festivos.
As uvas Pinot Noir vieram da região de Pinto Bandeira, notoriamente boa para esta cepa. Sua cor é bem característica do Pinot Noir brasileiro. Aromas frutados, sutil floral, especiarias doces e picantes e um terroso lembrando cogumelos secos. Em boca confirma o olfato.
Em virtude desta minha análise, resolvi pô-lo à prova em harmonização com um risoni ao mix de cogumelos. A massa, carboidrato, com dulçor e os cogumelos com o umami e terroso, acompanharam perfeitamente o vinho.
Vou procura conhecer mais do catálogo da Belmonte, pois vinificam com outras cepas, além, claro, do Moscatel e também os espumantes mais tradicionais.
Obrigado amigos do Vinhólogo-Vinhos Br @vinhologo
Cel 11 9 9442-8250
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão