Meninas e meninos,
Vem aí mais uma edição do Bazar da Cidade e com 100 expositores. Com entrada gratuita, o evento acontece nos dias 12 e 13 de Outubro, com Gastronomia, Moda, Decoração, produtos infantis, oficinas para os pequenos e rodas de conversa. Em sua 13ª edição, o Bazar da Cidade ocupa pela terceira vez o privilegiado terraço e jardim do Museu da Casa Brasileira.
25 dos expositores dedicados à Gastronomia e divididos em dois grupos: Mercearia, com produtos para se presentear ou serem levados para casa; e Praça de Alimentação, com delícias para serem consumidas lá mesmo, no incrível espaço do MCB.
Entre os expositores da Mercearia, participam pela primeira vez do Bazar da Cidade as seguintes marcas: Delícias do Zinha, Oli Pães Artesanais & Co., Azeite de Ouro Santana, Antar Snacks. Entre os da Praça de Alimentação, os novos são: Dona Celina Pão de Queijo Artesanal, D’Farm Artesanal, Dourado de Amendoim & Cia, Famigerada Cachaça, Do Oriente Ao Pote, Catarina Coffee and Love e Filé Cozinha.
O Bazar da Cidade promove também uma série de oficinas para crianças. Para os adultos, organiza uma roda de conversa focada na alimentação infantil.
ALGUNS DOS EXPOSITORES DA MERCEARIA
Alho Negro do Sítio: O alho negro é o alho in natura, que passa por um processo de fermentação, é depois submetido a uma condição de temperatura contínua de aproximadamente 65 graus centígrados e umidade controlada e assim vai escurecendo sem nenhum aditivo químico. Ele ganha sabor, odor e textura diferenciados. Fica adocicado e perde aquela característica ardida. Com ele, são desenvolvidos diversos produtos: azeite, geleia, chimichurri, mostarda, pasta, pesto e pimenta de alho negro. O alho negro puro é vendido em embalagens de 100g, 250g e 500g. Há ainda embalagens gourmets para restaurantes.
Cantinho de Minas: Queijos artesanais e outros deliciosos produtos fazem o sucesso da Cantinho de Minas, empresa de Soraya Vilhena. Sete queijos são da Fazenda Pé de Serra, propriedade da família Vilhena, em Carmópolis. Mas a Cantinho trabalha com uma variedade maior do produtos. No total, são vinte diferentes tipos de queijos. Há ainda doces de leite, goiabadas, geleias e cachaças – entre elas, a Cachaça Sant’Ângela, armazenada em carvalho e umburana.
Empório Dona Mita: Empório Dona Mita, de Patricia Ioannou, produz de forma natural uma saborosa linha de antepastos e conservas, além de risotos incríveis. Para os antepastos e conservas, são usados azeite de oliva, óleo de girassol, alimentos frescos e não congelados. Destaques para o antepasto de alcachofra, bacalhau confit, relish picante de erva-doce, carpaccio vegetal de chuchu, chucrute artesanal. Os kits para risotos são de cinco sabores. Entre eles, destacam-se o de pera com alho-poró e o de figo turco com nozes.
Iké Natural: Produtos veganos e artesanais, sem aditivos ou conservantes, perfeitos para quem busca uma vida mais leve e saudável. Entre os produtos, destacam-se: Pastoca (pasta de paçoca); mostarda; chutney de tamarindo; e granolas doce ou salgada, vendidas a granel.
ALGUNS EXPOSITORES DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Aguzzo Cucina: Uma linha de massas artesanais simples e recheadas, preparadas a partir de receitas e molhos clássicos, estará em uma das principais tendas gastronômicas do Bazar da Cidade. O comando é da equipe do Aguzzo Cucina, restaurante inaugurado em 2006 e localizado no bairro de Pinheiros. Serão cinco massas frescas combinadas com cinco diferentes molhos. As massas: ravioli caprese, ravioli manzo, gnocchi de batata, gnocchi de espinafre, fetuccine. Os molhos: pomodoro, bechamel, bolonhesa, manteiga de trufas negras, ragu de cordeiro.
Arepas Picatta SP: A comida típica venezuelana também estará presente no Bazar da Cidade. Arepas Picatta SP é a marca comandada por Rosalva Vanesa Cardona de Silva, venezuelana de Puerto Ordaz, há quase quatro anos vivendo no Brasil, em São Paulo. No cardápio, “arepas” – uma espécie de tortilha feita de milho branco ou amarelo, servida com diferentes recheios –; empanadas fritas recheadas, também feitas de milho amarelo; “tequeños” – dedos de queijo, envoltos por uma massa de trigo –; e “papelón com limón” – limonada típica venezuelana, adoçada com rapadura.
Belle Tarte: Tortas à la française, feitas com ingredientes de qualidade. As tortas de frutas super frescas são o forte da marca, com amêndoas na massa. Os recheios levam mel puro, creme de leite fresco, ovos com certificação de bem estar animal e o maravilhoso chocolate belga Callebaut.
Café Basilio : É um café de variedade catuaí vermelho, espécie 100% arábica, originário da Fazenda Nossa Senhora de Fátima que produz cafés de excelente qualidade desde 1984. A fazenda está localizada na região de Capitólio, Serra da Canastra, Minas Gerais, onde é feito plantio de catuaí vermelho, catuaí amarelo e mundo novo, todos arábica, cultivados a 1.100 metros de altitude. A família Garcia dedica-se ao café há três gerações.
Cheers (Drink Truck): Taças de vinhos e drinques preparados na hora fazem parte da carta de bebidas da Cheers, empresa criada por Alessandra Miguel. Numa simpática kombi azul, pode-se provar dos drinques da moda, como Aperol Spritz e Gin Tônica, tomar uma dose de uísque ou optar por uma taça de espumante, ou de vinho tinto, branco ou rosê. Os vinhos são da Argentina, Chile, Espanha, Portugal ou ainda da França e Estados Unidos.
Cozinha Voilá: Projeto autoral do francês Vincent Coulon que faz um resgate das receitas clássicas de sua família, da região de Bordeaux, sul da França. São quiches, tortas e crumbles salgados, preparados com ingredientes frescos e muito capricho!
Cervejaria Los Compadres: Cervejaria artesanal de Atibaia, SP, que nasceu da união de dois compadres. Os rótulos das garrafas são geralmente caricaturas em homenagem aos amigos que contribuíram para o surgimento da empresa. No Bazar da Cidade, a Los Compadres estará com quatro estilos de chopp: Lager, Weiss, Ipa, Red Ipa.
Deliciss: A Deliciss é especializada em charcutaria artesanal. Criada em 2014 por Eduardo Augusto da Silva, descendente de italianos, a empresa está sediada na Mooca e tem conquistado São Paulo com suas receitas resgatadas da paixão dos avós de Eduardo, que chegaram ao Brasil no início do século XX. No Bazar da Cidade, Eduardo levará o melhor de seu portfólio: salame, butifarra (salame catalão), copa, lombo, porchetta, pancetta, bacon, linguiça curada, pastrami.
Farfalla Gelato Leggero: A Farfalla Gelato Leggero, da mexicana Julieta Osório Borba Pereira e do brasileiro Eduardo Borba, seu marido, estará no Bazar da Cidade com seu tradicional e delicioso gelato italiano: cremoso, leve e artesanal. São tradicionalmente oito sabores, sendo quatro deles veganos: cacau, limão siciliano, manga e maracujá stracciatella. Os outros quatro sabores são baunilha, chocolate, pistache e stracciatella (produzido com o melhor leite fresco e chocolate 53% de origem Bahia).
La Cuisine Crepes Artesanais: Os crepes são feitos com massa autêntica francesa, aprendidos e reproduzidos à risca de uma dupla de amigas francesas. Serão servidos no Bazar da Cidade crepes salgados, com três diferentes tipos de recheio. Entre eles, o de mozarela e pesto. Há ainda deliciosos crepes doces: de Nutella, de chocolate Hershey’s e de doce de leite .
Viva Kurtös! Culinária Húngara: Os pratos e doces dessa pequena empresa são inspiradas em receitas de família e homenageiam a culinária húngara. Entre as criações, destaques para Kürtos Kalács, um bolo doce de espeto, típico do leste europeu, cujo primeiro registro escrito remonta a 1.679. Ele nasceu com os húngaros da Transilvânia. Outra delícia típica é o Gulyás (conhecido como Goulash), um dos pratos mais antigos da Hungria, conhecido desde o séc. IX, e originalmente preparado pelos pastores húngaros que eram nômades.
O Bazar da Cidade acontece nos dias 12 e 13 de Outubro (sábado e domingo), das 10 às 20 horas. Entrada gratuita.
No Museu da Casa Brasileira, Av. Brig. Faria Lima 2705, tel. (11) 3032-3727.
Acessibilidade no local.
Bicicletário com 40 vagas.
Estacionamento pago no local.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão