Meninas e meninos,
O Brazil IOOC em sua sexta edição começa hoje em Portugal na linda vinícola e oleícola Quinta da Pacheca. O Brazil IOOC 2024 foi impactado pelas ocorrências climáticas mundiais havidas e ainda em curso principalmente, e mais fortemente no Brasil no Rio Grande do Sul-RS, quanto à produção de azeites brasileiros.
Falando de Brasil, nosso país sofreu em alguns estados produtores; houve seca acentuada, em outros, dilúvios e enchentes devastadoras. Com isso a produção será menor. No exterior, houve também variados problemas com o clima, mas, como a produção mundial tem maior diversificação, o Brazil IOOC 2024, para satisfação e alegria, começa hoje em Portugal.
No Brasil temos uma diversidade de terroirs e uma capacidade de luta no agro sem tamanho, e temos produtores cada vez mais capacitados e exigentes a cada safra. Muitas das variedades mundiais de olivas as temos em produção, e com muitos bons resultados, basta que adquiramos mais experiência neste cultivar e nos lagares, isto virá com o tempo.
Nossas oliveiras ainda em adaptação, não são tão produtivas quanto suas irmãs estrangeiras, mas a cada safra vemos surgir mais frutos e de ótima qualidade. Ainda falta ao público consumidor entender que sim temos ótimos azeites, e com a grande vantagem de os termos muito frescos, da safra do ano.
Hoje e amanhã. Dias 15 e 16 de Julho, a Quinta da Pacheca recebe a competição com os melhores azeites do mundo. Nesta edição do concurso mais de 100 amostras de 15 diferentes países estarão sendo postos à prova dos jurados. Como tem acontecido, a Quinta da Pacheca é o palco onde o espetáculo se dará, e teremos mais uma edição, a sexta, do BRAZIL IOOC – International Olive Oil Competition, um concurso de azeites que reúne alguns dos melhores azeites produzidos em todo o mundo.
Dentre as cerca de 100 amostras, oriundas de 15 países representantes de praticamente todos os cantos do mundo (Américas, Europa e África). Alguns dos produtores de azeites como Portugal, Espanha, Itália, Tunísia, Chile, Uruguai, Argentina e Grécia estão representados, o que atesta o caráter global do evento, que ano após ano confirma a sua posição no cenário dos certames internacionais de olivicultura.
Neste ano, o Brazil IOOC 2024 premiará separadamente os 10 melhores azeites do hemisfério Norte – Top Ten Norte, e os 10 melhores azeites do hemisfério Sul – Top Ten Sul, além dos prémios tradicionais Triple Gold, Ouro, Prata e Bronze e Best Organic (para o melhor produto orgânico).
“As principais empresas do mercado mundial estão representadas nesta competição. Os melhores e mais premiados produtores de azeite do mundo colocam os seus azeites à prova, tendo a competição conquistado reconhecimento internacional crescente a cada ano”, explica Maurício Gouveia, CEO e fundador do BRAZIL iOOC. O júri é constituído por especialistas de reconhecida competência internacional, vindos de três diferentes continentes.
Parabéns aos organizadores!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão