Meninas e meninos,
Vinhos Ca’ Del Profeta do Profeta Hernanes, de jogador de futebol, ainda atuante, ao amor pelos vinhos conquistado justamente por sua passagem por clubes italianos de onde tirou a paixão e o conhecimento pelos vinhos.
Ca’ Del Profeta é hoje o hobby e o amor aos vinhos expresso em garrafas e líquidos supervisionados pessoalmente pelo Profeta com a ajuda do antigo proprietário da propriedade onde cultivam em 4,5 ha de vinhas, as frutas para seus vinhos.
Ca’ Del Profeta, literalmente a Casa do Profeta, conta com vinhas de aproximadamente 15 anos, e as variedades Grignolino, Brachetto e Barbera. A variedade Dolcetto que havia na Ca’ Del Profeta será substituída pela Nebbiolo, e logo mais teremos novidades com esta cepa na linha dos vinhos da Ca’ Del Profeta.
Também me contou o Profeta ter em mente o enoturismo, e para isto reformará por completo a vela casa existente na propriedade, onde os planos incluem um restaurante na parte de baixo e pousada na de cima, além da futura vinícola própria Ca’ Del Profeta.
Os vinhos degustados seguem abaixo, e perguntei na entrevista ao Hernanes-Profeta-qual dos filhos seus ele mais gostava, e ele me disse ter uma predileção pelo Barbera D’Asti sem passagem por barricas, apesar de seu irmão barricado, o Efraim ser especial, e o vinho que mais me agradou.
Vejam o que o Hernanes-Profeta- escreve na página da Ca’Del Profeta:
“O vinho me ensinou que a virtude mais importante é a qualidade, me ensinou respeito pela natureza, pela terra, pelas diferenças. E o valor dos detalhes na preparação. O trabalho está por trás do sucesso depois do processo de transformação, há a coisa mais linda da vida” Hernanes!
Vinhos degustados:
1-Piemonte Brachetto Momentum, um Piemonte DOC, frisante com 1,5 atm na média, doce lembrando geleias no olfato, em boca confirma as geleias especialmente as de fritas vermelhas mais maduras, bom para sobremesas não tão doces como o panetone para o Natal e com 7,5% de álcool.
2-Também provamos o irmão mais velho do Momentum o Piemonte Brachetto Regalo, sendo safra mais antiga, 2016 e com menos álcool, 6% de álcool, e que me pareceu ter um pouco a mais de gás, apesar da idade, mas as características muito parecidas com o Momentum.
3- Grignolino D’Asti Saudade DOC, muita fruta no olfato, algum floral aparece, o que me pareceu mais mineral no olfato. Em boca confirma o frutado, não passa por madeira, vinho ideal para ser bebido bem refrescado.
4- O Grignolino D’Asti Ce La Vite DOC é um vinho fácil de beber pelo seu frescor, por sua exuberante fruta tanto no olfato quanto em boca, e tem boa acidez. Seus taninos surgem domados, mas presentes, passa por madeira o que o torna um pouco mis austero e fácil de harmonizar. Um bom vinho da Ca’ Del Profeta.
5- Barbera D’Asti DOCG, o vinho preferido atualmente do Profeta, não passa por barricas, apesar de ter 14,5% de álcool, o vinho é equilibrado em acidez e taninos domados, muita fruta vermelha no olfato e no nariz.
6-Barbera D’Asti Riserva Efraim DOCG, este passa por madeira 12 meses, barricas novas francesas. Como se esperava, mais austero que o irmão sem barrica, porém os 15% de álcool, o fazem par para harmonizações mais gordurosas, caças, queijos maduros. Equilibrado, acidez e taninos presentes, apenas cuidado com a temperatura que deve estar entre os 16º e 18ºC- O VINHO QUE MAIS GOSTEI DA CA’DEL PROFETA.
Uma das coisas que mais me impressionou na entrevista com o Profeta Hernanes, que já havia passado por São Paulo ano passado, mas eu não pude estar com ele por outros compromissos, é o nível de interesse e cultura por ele apresentado, coisa não muito normal em jogadores de sucesso.
Interessou-se por vinhos, por exemplo, e foi logo estudar sobre eles, não apenas ficando na fase gustativa e olfativa, mas opinando agora nas vinificações e estágios dos vinhos da Ca’ Del Profeta.
Os vinhos da Ca’ Del Profeta se encontra a venda na Casa do Porto https://www.facebook.com/casadoporto/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão