Meninas e meninos,
O Chocolate da Ilha do Combú, que fica em Belém é orgânico. E a casa do chocolate da Ilha do Combú tem uma personagem, a Dona Nena. Páscoa lembra ovos de chocolates, e depois da minha ida ao Pará, os chocolates e o cacau agora têm o que contar.
Mas o início parte de uma viagem minha feita em busca da gastronomia paraense. Um dos cicerones desta aventura delícia foi o querido amigo Fábio Sicilia, que tem o delicioso Gaudens Chocolate.
Todas as receitas foram desenvolvidas por Fabio Sicilia, que aplicou todo o seu Know-how e experiência em gastronomia, mas focado em chocolate. Todos os chocolates são fabricados a partir da parceria com fornecedores, que respeitam a filosofia da Gaudens.
A Amazônia Cacau, uma das empresas apoiadoras no processo de descascar a amêndoa, etapa das mais trabalhosas, é parceira de Sicilia nos chocolates.
Atualmente, os chocolates são produzidos na cozinha industrial do restaurante Famiglia Sicília de forma completamente artesanal, ainda em moinhos de pedra. Sicilia, assim como eu, faz parte da Academia Brasileira de Gastronomia, é estudioso do assunto, e com a Gaudens, tornou-se expert em chocolates. Ele me indicou visitar a Ilha do Combú e sua personagem a Dona Nena, e eu fui.
A viagem de barco se faz ao longo de igarapés( termo de orígem tupi, “caminho de canoa”, através da junção dos termos ygara –canoa- e apé -caminho). Chega-se então à Casa do chocolate da Dona Nena.
Dona Nena é produtora de cacau orgânico da Ilha do Combú, em Belém. Ela construiu uma nova cozinha, com lojinha, para melhor receber seus clientes. Lá apanhamos o cacau orgânico e nativo, vi as amêndoas secando, e participei da moagem para fazer a massa de cacau. Tudo rudimentar, claro está, que para indústria e o chocolate em quantidade, não se pode operar assim.
Quem pode falar muito sobre o cacau é o Fábio Sicília da Gaudens, e veja também Casa do Chocolate da Dona no facebook.
Mas voltando à Ilha do Combú, quem puder ir lá conhecer, é fascinante e instrutivo. O apelo da Páscoa, e nosso isolamento social momentâneo, me fez lembrar do aprendizado ímpar que tive por lá.
Contatos: setor de reservas (91) 99388 8885 com Mário César Carvalho [email protected]
Quem quiser saber um pouco mais desta iguaria, o chocolate, o site Divino Guia tem variadas postagens, com harmonizações, vinhos, sorvetes.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão