Meninas e meninos,
Falar do clima e suas mudanças ao redor do mundo até parece redundância, pois este é motivo de notícias todos os dias nas mídias brasileira e mundial. Estamos sim derretendo o planeta, e é só consultar a web para achar inúmeros textos sobre a matéria. Estamos inclusive tendo os invernos mais rigorosos desde muitos anos ao redor do planeta também, o que de modo significativo interfere nas colheitas as mais diversas.
Mas e aqui no Brasil, o que aconteceu nesta safra, especialmente falando das uvas, é que apesar do calor intenso, em muitas regiões produtoras, as chuvas não foram prejudiciais à colheita que se dá sempre nos primeiros meses de cada ano, tendo chovido em boa quantidade na época mais necessária, qual seja na primavera do ano anterior, quando as videiras começam a ressurgir de sua “hibernação invernal”.
“Uma colheita excelente, resultado de condições climáticas favoráveis que beneficiaram todas as castas produzidas na Bellavista Estate. O clima influenciou de forma positiva o resultado da colheita, a temporada foi melhor do que a do ano passado. As chuvas se concentraram na primavera, época em que as plantas mais precisam receber água”, comentou Cipresso.
Diz mais, que o diferencial de temperaturas entre o dia e noite, o que é bom para as uvas, favoreceram a sua maturação. . “As bagas terão peles mais grossas, assim produziremos vinhos tintos mais estruturados e duradouros” diz Cipresso sobre a condição das bagas.
Edvard Kohn, agrônomo da Bueno Wines, também ressalta que o clima antecipou em ao menos 10 dias a colheita das tintas, devido ao calor intenso do verão.
Nós consumidores apenas constataremos esta boa qualidade dos tintos ao menos depois de24 meses da safra, pois 12 meses o vinho amadurece em barricas francesas, e 12 meses envelhece nas garrafas após ser retirado das barricas.
Criada por Galvão Bueno, a Bueno Wines hoje produz sete rótulos: tinto Bueno Paralelo 31, espumante Bueno Cuvée Prestige Brut (27º lugar na lista dos 100 melhores espumantes na nona edição do “Challenge Internacional Euposia” realizado na Itália), Bellavista Estate Pinot Noir (premiado com Medalha de Ouro no Concurso Mundial Bruxelas-Brasil 2014), Bellavista Estate Sauvignon Blanc e o Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé.
Também vinifica na Itália, produzidos na região da Toscana, fruto de uma parceria com o winemaker italiano Roberto Cipresso, os vinhos: Bueno La Valletta, Sangiovese e Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino (o Bueno-Cipresso Brunello Di Montalcino Riserva 2004 foi eleito como Melhor Tinto de 2014, com 95 pontos, na lista dos TOP 100 da revista Adega).
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão