Meninas e meninos,
Mais uma vez tive o privilégio de ser chamado para degustar os excelentes vinhos franceses da região que talvez seja a mais lembrada, a Bourgogne, que a Anima Vinum importa.
Em seu site, a Anima Vinum do empresário Alaor Lino, e que tem como sommelier e Wine Hunter a minha amiga de longa data Anna Rita Zanier, trás alguns dizeres que realmente os representa de maneira simples e direta:
“Atuamos como descobridores de vinhos elaborados de maneira artesanal pelos produtores conhecidos como “récoltants”. Estes, verdadeiros artistas, são poucos e seletos, que desenvolvem um trabalho minucioso, resultando em uma experiência única aos apreciadores dos vinhos da região considerada a mais icônica do mundo”
“Da poda à florada, da florada à colheita, da colheita
à mesa oferecemos não somente vinhos de excelência da Borgonha, feitos por produtores apaixonados pela arte do “savoir-faire”, como também levamos até você o que chamamos de “découverte du vin”, que significa vivenciar a degustação dos vinhos em sua plenitude”.
Voltando ao motivo deste post, aproveitei para conhecer a nova loja física e degustei alguns dos vinhos que a Anima Vinum tem.
1-La Combe du Soleil Bourgogne Chardonnay 2015-Exemplar mineral e com boa presença cítrica envolvente e fresco, ótimo para dias quentes.
2-Aligoté Domaine du Four Bassot 2014- vinho de cepa pouco conhecida entre nós, que entra no Cremant de Bourgone, com acidez de nível elevado tornando-o muito fresco e agradável para muitas harmonizações mais acidas, ou com untuosidade.
3-Petit Chablis Vieilles Vignes 2014-Mineral, mas sem exageros, com bom equilíbrio de fruta cítrica e frescos, bom para queijos de mofos brancos.
4-Le Parc du Château Bourgone 2012 um Pinot Noir muito interessante e que não denotou na taça a idade que tinha ao ser degustado. As especiarias, principalmente a pimenta do reino imperando na taça mostra a força deste vinho muito fácil de gostar, bom para aves de carnes mais tenras, mesmo as de caça como perdiz e codornas.
5-Bourgogne Epineuil Les Beuamonts 2012 assim como o anterior, as especiarias presentes, um sutil floral e este me pareceu um pouco mais mineral em boca.
6-Côte de Nuits-Villages Domaine Gérad Julien et Fils 2009-Esplendoroso em aromas e palato. Frutas em compota, mineral lembrando o grafite, floral aparece depois de tempo em taça, as especiarias sendo confirmadas no aroma e na boca com pimenta do reino exalando perfumes. O picante do cravo surge em final de boca deixando o seu perfume ardido, ótimo, o vinho que me fez beber mais alguns goles na degustação.
Para que nestas festas não faltem vinhos da Bourgogne e com bons preços, façam uma consulta ao site da Anima Vinum ou visitem a loja muito bonita em Moema
Rua Normandia, 26 – Moema
11 2774-3767/ 2774.3768
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão