Meninas e meninos,
Pizzato Legno Chardonnay 2021 e bacalhau para harmonizar, foi um show! Nada mais harmônico que o bacalhau para acompanhar o vinho, ou como queiram, nada mais perfeito para acompanhar o bacalhau que este vinho.
Os vinhos da Pizzato são em sua grande maioria dos rótulos, de uma consistência ímpar, mesmo em safras não tão boas. Mérito da qualidade das uvas, dos terroires, sim, no plural, pois os vinhos não são provenientes apenas de Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos, são também da Serra Gaúcha, mas de Fausto de Castro. Méritos também das mãos de quem elabora, cuida, escolhe o tipo de condução das parreiras, compra e escolhe as barricas, os toneis de aço etc…
No site Divino Guia tem mais sobre a Pizzato e seus vinhos . Está no site da Pizzato uma breve colocação sobre seus dois terroires:
VALE DOS VINHEDOS- a primeira indicação geográfica brasileira– Localizado em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, onde estão as instalações da vinícola e a Família, com vinhedos desde 1968.
Os vinhos elaborados a partir de uvas de algumas variedades selecionadas desta região passam por critérios de qualificação analítica e sensorial, para poderem ostentar um selo identificador de origem e de parâmetros de qualidade, o selo da D.O.V.V (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos).
Os vinhos da PIZZATO elaborados com uvas do Vale dos Vinhedos têm a filosofia de serem concentrados, complexos e com boa capacidade de amadurecimento. Provêm de parreiras mais antigas, de baixa produção por planta, permitindo que se explore a máxima de que os vinhos melhoram com o amadurecimento.
Dr FAUSTO-uma mistura de serra e planalto gaúchos- Este vinhedo, localizado em Doutor Fausto de Castro, Dois Lajeados, Serra Gaúcha, existe desde 1985. Com topografia de relevo menos acidentado, e maior circulação de ar. Está a 50 km do Vale dos Vinhedos, em direção ao Planalto gaúcho. Com as uvas deste vinhedo, elabora-se o FAUSTO, de PIZZATO, caracterizado por uma gama de vinhos frutados, jovens e de corpo médio.
No caso do Pizzato Legno Chardonnay D.O.V.V as uvas são das parreiras do Vale dos Vinhedos, e a safra 2021 foi a que escolhi para harmonizar com a gastronomia da semana santa, o Bacalhau. O prato que escolhi fazer foi um pouco mais simples que o usualmente feito por mim devido ao tempo que tinha para o preparo, mas não sem muito amor.
Com o mis em place executado onde umas quatro cebolas grande cortadas em diagonal, uma cabeça inteira de alho picado, pimentões vermelho e amarelo em tirinhas, salsinha e cebolinha em profusão, coloquei nesta ordem para lentamente fritarem em abundante azeite até os vegetais ficarem no ponto com pitadas de pimenta do reino.
As batatas, umas oito médias, coloquei para cozinhar na mesma água do cozimento do bacalhau, já devidamente demolhado e dessalgado. Água esta que também serviu para fazer o arroz branco.
Levei o conjunto montado com bastante azeite para o forno até borbulhar e dourar um pouco. Enquanto tudo ia se ajustando, abri o Pizzato Legno Chardonnay e já fui provando. O olfato com frutado cítrico lembrando fruta em calda, o abacaxi, o limão Siciliano bem sutil como que confitado e também a goiaba branca.
Um misto de leveza e bom corpo se faz sentir em boca, confirmando o abacaxi principalmente e o confitado do limão. Untuoso, amanteigado, devido ao uso de barricas francesas utilizadas desde a fermentação até o amadurecimento.
Equilibrado com ótima acidez, álcool em 13% e dulçor apenas residual, com o tempo em taça, surgem especiarias doces como o cardamomo, deixando ainda frescor em boca.
Com o bacalhau, servido aos convidados, agradou em cheio, pois tinha pegada para harmonizar com o peixe salado, a gordura e colágeno da pele e também do azeite, e o dulçor do carboidrato das batatas e da cebola quase caramelizada.
O vinho Pizzato Legno Chardonnay deve ficar muito bom com carnes de outros peixes, com frutos do mar, tanto em saladas, como em massas, é só testar!
Para saborear o prato, só me convidando para fazê-lo, mas o vinho se encontra nas melhores lojas e no site, podem pedir orientação dos locais mais próximos para comprar.
Pizzato Vinhas e Vinhos-contato
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão