Meninas e meninos,
Meu querido amigo, o consultor Adão Morellatto sempre me atualiza com suas observações valiosas e com dados precisos sobre o comportamento do mercado de vinhos importados e sua movimentação.
Recebi importantes dados do Morellatto, e repasso para vocês.
“Caros amigos de Bacco e parceiros de negócios, findo mais um período cíclico, vimos aqui mostrar nossa análise sobre o comportamento do mercado de vinhos em 2016, com suas especificidade e características próprias. Depois de um deprimente e ridículo 2015, ano passado o mercado mostrou-nos uma grata surpresa, com crescimento de 11,50% em volume, porém com uma queda de -3,40% em valor, influenciado pela abrupta queda de -52,04% do Champagne, ou USD 9.500.000 a menos.
Não temos ainda um feed back que justifique esta queda; a única possibilidade é que até Setembro de 2016, vivíamos um momento de incerteza muito grande tanto na política como na economia, e este setor é suscetível às mudanças cambiais, lembre-se que tivemos picos na variação cambial de até R$ 4,16 em Janeiro para R$ 3,16 em Setembro, pós-queda da Presidente Dilma, uma diferença de 31%”.
“Somente na categoria vinhos finos (não considerando Espumantes e Champagnes) tivemos um leve crescimento de 0,74% e de 12,80% em volume, ressaltando que a tendência de que este mercado vem sofrendo uma guinada para produtos de menor valor agregado. Praticamente retornamos aos patamares de 2012 em valor, mas com um considerável crescimento de 21,52% em volume.
Como já comentado em análises anteriores, os principais agentes responsáveis por esta dinâmica são as empresas Ecommerce e os supermercadistas, que por sua atividade específica, são menos penalizados tributariamente, conseguindo preços muito atraentes, também conseguem com sua força de venda, penetração, exposição e aquisição, negociar junto aos produtores, vinhos mais econômicos que atendam a esta modalidade”.
1º = CHILE: Em 2016, representou 43,97% em valor e 47,77% em volume, se considerar somente os vinhos finos quase beira os 50% em valor. Seu crescimento foi 14,17% em valor e 17,90% em volume.
Não há sinais que esta demonstração de penetração se modificará nos próximos cinco anos, com suas marcas fortes e principalmente seus preços atrativos são um ótimo exemplo de que como uma agressiva estratégica comercial aliada a um firme propósito e compromisso de apresentar bons produtos dão resultados promissores a médio e largo prazo. Esta
agressividade mostra-se não somente aqui, mas também em outros mercados importadores, como USA, América latina, Reino Unido, China, Japão e Rússia.
2º = ARGENTINA: Já vem em queda de 30% desde 2011, seu melhor ano aqui, e em volume retrocedeu aos patamares de 2008. Sua necessidade de agregar valor ao produto, quase 120% de aumento sobre o custo médio do ano de 2006 não acompanhou a trajetória do mercado em adquirir vinhos mais acessíveis. Claro que esta determinação e formação de valor não estão intrinsicamente ligada ao interesse do produtor em enriquecer, muito pelo contrário, em muitas delas, não paga o custo.
Temos que recordar que na Argentina não há fomento neste segmento e as políticas impetradas em anos anteriores foram muito danosas ao setor agropecuário em geral. Seus preços são 13,38% mais caros que os do Chile e 15% da Itália e Portugal. Não estivesse hoje no âmbito do MERCOSUL, com as alíquotas mais benéficas, com toda certeza estaria em outro patamar do Ranking.
Em 2016 caiu -6,81% em valor e cresceu 11,41% em volume. Contribui com aproximadamente 16% de todo o mercado. É decepcionante para quem já teve quase 30%.
3º = PORTUGAL: Seguindo sua trajetória de posicionamento, recuperou a terceira colocação, devido à queda França. Sua performance de 10,45% em valor e de 11,55% em volume, apresenta um crescimento de apenas 2,14% em volume e uma queda -9,37% em valor. Seus preços também apresentaram queda de -12,5% com uma média de USD 2,80 lt. Recuou aos índices de 2010 em valor, porém aumentando o volume em 35% tb sobre 2010.
4º = FRANÇA: Como observado acima, tendo uma forte dependência do Vinho Champagne na sua pauta e com a queda vertiginosa deste item no ano passado mostrou-nos uma queda de – 32,17% em valor (quase 10.000 milhões de USD) refletindo muito no quesito, porém apresenta também uma queda de quase 4.000 milhões em USD no segmento de vinhos finos. Muito embora tenha verificado um leve crescimento de 1,37% em volume e uma baixa de -27,53% no custo médio, recuou aos números de 2008. Custo médio hoje de USD 4,25 Lt. Contribui com 9,93% em valor e 5,36% em volume.
5º = ITÁLIA: O pior desempenho entre os grandes players. Desde 2011 já vem mostrando queda. Em valor enviou valores idênticos ao de 2007 e em volume ao ano de 2006. É de se admirar que um país que possui uma larga produtividade e uma invejável diversidade, apresente este cenário negativo. E ainda mais enigmático porque vem reduzido seu preço médio em 38,60% há quatro anos consecutivos com média USD 2,80 lt. Posicionou-se com 9,11% em valor e 9,86% em volume. Seu produto mais representativo é o Vinho Espumante tipo Prosecco com 33,52% de share.
6º = ESPANHA: Único europeu a apresentar crescimento nas duas categorias: 0,75% de valor e 19,77% em volume. Salientando que há 15 anos vem crescendo sistematicamente, ou sendo mais específico, 313,04% em volume desde 2006. Nem mesmo o Chile conseguiu esta proeza em volume. Acredito seriamente que em um tempo muito curto, teremos a Espanha como um forte competidor por esta massa de consumidores aqui presentes e ávidos por produtos de custos x qualidade, produção imensa e condições favoráveis a isto não lhes faltam e estão tomando gosto pelo mercado brasileiro. Sua participação é de 5,56% em valor e de 5,26% em volume.
DEMAIS PAÍSES: Participam com menos de 5% em Valor e Volume, destaque para o crescimento de 67,46% da Alemanha e 26,54% do Uruguai. Queda de -24,01 dos EUA, -43,73 da África do Sul e -21,88% da Austrália.
Análise de minha única e inteira responsabilidade e competência, estando liberado para divulgação, comunicação e publicação, respeitando seu conteúdo na íntegra.
Abs
INTERNATIONAL CONSULTING –ADAO AUGUSTO A. MORELLATTO
R. Laura B. Nascimento, 245 Mairipora – SP – 07600-000
Tel. 55 11 4419.2286 – Cel. 55 11 973.614.333
Email: [email protected]
Email: [email protected]
SKIPE: ADAOMORELLATTO
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão