Meninas e meninos,
Ensei Neto dá cinco dicas sobre café, curiosidades que o especialista comenta neste Dia Mundial do Café. Meu amigo faz anos, Ensei Neto é um dos mais conceituados especialistas quando se fala em café.
Para ficar mais claro, o café é uma bebida que no mundo todo seu consumo só perde para o da água. O café tem no dia 14 de Abril o Dia Internacional do Café de tão significativa é esta bebida.
Nos países produtores, cada um ao seu calendário, é estabelecido um dia para celebrar, promover a indústria cafeeira, e comemorar homenageando os produtores. No Brasil, esta data se comemora no dia 24 de Maio.
Só pela curiosidade, o café Arábica-Coffea Arábica atualmente representa dois terços da produção mundial de café. O Robusta- Coffea Canephora o outro um terço, este ainda muito plantado no Brasil. Veja no site Divino Guia mais sobre o café.
Vamos às dicas do Ensei Neto
ESPECIALISTA ENSEI NETO APRESENTA CURIOSIDADES SOBRE A BEBIDA MAIS QUERIDA DO MUNDO
São Paulo, 14 de Abril de 2021 – Uma boa xícara de café pode ser preparada por diversos métodos. Se você tem esta bebida como a sua favorita, vale a pena conhecer as curiosidades sobre o assunto.
Neste Dia Mundial do Café, 14 de Abril, o especialista Ensei Neto, autor do livro Receitinhas para você – Café (SESI-SP Editora) apresenta cinco dicas aos apreciadores de um bom cafezinho. Afinal, qual o melhor café? Qual a melhor forma para apreciá-lo?
ADOÇAR OU NÃO ADOÇAR?
Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.
TORRADO EM GRÃOS OU MOÍDO?
O ideal é moer os grãos no momento em que o café é preparado. Uma vez moído, as partículas se oxidam mais facilmente, tornando o café menos saboroso, se tiver a torra muito intensa ou escura. Caso você não tenha um moedor em casa, compre o seu café predileto em menor quantidade.
CAFÉ SE BEBE APENAS QUENTE?
Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.
COMO CONSERVAR O CAFÉ?
A melhor maneira de conservar o café, principalmente se ele for torrado e moído, é em local fresco e seco, sempre com a embalagem bem fechada.
EXPLORE O DESCONHECIDO!
Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra. Aproveite este dia para apreciar um bom café!
SAIBA MAIS SOBRE A OBRA E O AUTOR
Todas estas dicas estão no livro Receitinhas para você – Café, que apresenta ainda informações importantes como: a seleção e o manejo, os sabores e os aromas, e a torra do café. Deliciosas e práticas receitas também integram esta obra.
No mundo do café há 30 anos, além de autor do livro Receitinhas para você – Café, Ensei Neto realiza consultoria na área de bebidas e alimentos. Ministra cursos e treinamentos em análise sensorial de bebidas e alimentos, ciência da torra do café e processos industriais.
SERVIÇO
Título: Receitinhas para você – Café
Autor: Ensei Neto
Editora: SESI-SP Editora
Ano: 2018
Páginas: 112
SOBRE A SESI-SP EDITORA
A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-books, audiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão