Meninas e meninos,
Gelateria Stuppendo faz jus ao nome, sorvetes estupendos, que em minha modesta opinião, estão a cada dia melhores, mais primorosos, mais Stuppendo!
Em conversa com o Leonardo Guedes, irmão do Chef Edu Guedes e que está à frente do dia-a-dia operacional muito em virtude do formato de franquias que hoje têm, fiquei sabendo que a Stuppendo que desde 1996 vem se reinventando com muita técnica e criatividade, já formulou mais de 600 sabores autorais e artesanais criados por Edu Guedes.
Quando tudo começou em 1996, a Gelateria Stuppendo, com DNA italiano, foi criada por Leila Pega e Edu Guedes com concepção na tradição e na arte de fazer o melhor sorvete artesanal italiano. Em sua produção somente são utilizadas frutas in natura, açúcar orgânico, água mineral, leite e creme de leite frescos, castanhas, nozes, amêndoas e cacau provenientes dos melhores produtores mundiais, resultando em produtos de altíssima qualidade que surpreendem e conquistam o paladar.
Até hoje, a iniciativa da família, pois a Stuppendo ainda é familiar, e até por isso, envolvendo vários membros, se mantém com a firmeza dos propósitos dos fundadores, onde qualidade, técnica, aperfeiçoamento e cuidados com higiene são constantes, fatores que fazem com que na média anual, sejam vendidos cerca de 7000 sorvetes/mês por loja.
O consumo no Brasil é muito baixo, 1 litro/hab/ano, quando comparamos, por exemplo, com USA com 30 litros/hab/ano e Europa 26 litros/hab/ano; uma lástima, porque ninguém ou quase ninguém no mundo tem a variedade de frutas tropicais que temos, e claro, muitas delas viram sorvetes deliciosos na Stuppendo, um sabor que recomendo com veemência é o de Cajá, fruta que muitos não conhecem, mas deliciosa.
Sabores de frutas nem vou descrever a quantidade que provei, quando a sazonalidade não permite, trocam por outras frutas, sempre frescas, da estação, e muito raramente, apenas com algum dos sabores mais pedidos, usam fruta congelada.
Sabores inimagináveis como o de strudel, aliás, meu preferido, onde a massa folhada é feita no local, e o sorvete, além da massa folhada apresenta pedaços de maça verde, conservando a receita original alemã.
A Stuppendo tem sabores ótimos sem glúten, sem lactose e sem açúcar, atendendo também ao público com restrições, e mantêm uma seleta lista dos restaurantes mais estrelados como seus clientes.
Importante frisar que o trabalho inclui também disseminar a cultura do sorvete como alimento, independente da sazonalidade, assim como vemos em outros países, onde o consumo, inclusive nos invernos rigorosos acontece, principalmente nos lanches da tarde.
A sede fica no bairro de Moema -SP e a primeira loja franqueada aberta desde 2014, está localizada no bairro da Vila Leopoldina também na capital paulista. A segunda franquia da rede foi inaugurada em outubro de 2018 em Campo Grande -MS.
Como curiosidade perguntei ao Leonardo sobre qual sabor vende mais, e a resposta foi o bem casado, que inclusive é servido em casamentos.
Sabores mais exóticos como o de melancia, mamão papaia e tantos outros, podem ser consumidos ao longo do dia abrindo às 12h30 indo até as 19h00 nas segundas-feiras; nos outros dias da semana e aos Domingos, até as 21h00 e nas sextas e sábados o horário se estende até 22h00.
Para mais esclarecimentos o site Stuppendo www.stuppendo.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão