Meninas e meninos,
Rubens Augusto Jr das franquias Patroni não para, e parece que realmente seu conceito de serviço de qualidade não é luxo é o modelo que vingou para que tantas casas sob sua visão se consolidem como modelos de negócio, que em breve irá extrapolar fronteiras do país.
![Casa do Don](https://divinoguia.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Casa-do-Don-e1513081415590.jpg)
Casa do Don
Estive na Casa do Don, ainda em soft opening, um conceito novo de negócio que o Rubens introduziu em meados deste ano na ABF Franchising Expo resgatando, segundo expos, o conceito slow food e ambientação temática da década de 90, marca registrada da Patroni.
Na ocasião da feira, e já com três modelos de franquias consolidados no mercado, a rede apresentou um quarto formato chamado Casa do Don que seria novo modelo temático trazendo o conceito de restaurante novamente para o negócio, que remete os clientes à década de 90, período em que foi aberto o primeiro restaurante da rede no Itaim Bibi.
Especialmente pensado para ser implantado em rua, não indoor, à época da explanação do novo modelo, sua expectativa divulgada era de abrir 50 franquias até o final de 2017, oferecendo experiência gastronômica diferenciada, o que é inviável em praça de alimentação e grandes centros comerciais. “O projeto é inovador e visa resgatar a tradição italiana e familiar, com salão, bar, mesa de pôquer, um ambiente caracterizado com fotos e adega em que os clientes poderão apreciar inúmeros rótulos de vinhos. Queremos oferecer um modelo de consumo diferente da maioria, vamos resgatar o slow food, as refeições em família, os momentos de diversão de antigamente”, dizia Rubens Augusto, fundador da Patroni.
O novo modelo de negócio com alguns detalhes que a diferenciam das trattorias convencionais. “O Don Patroni, personagem da marca criado em 2008, é um gangster do bem. Na Itália, um “Don”é quem conquistou respeito e a honra de cuidar e zelar por toda a “Famiglia” sejam os amigos ou necessitados. É um homem que conseguiu vencer na vida, admirado”, explica Rubens.
A unidade que visitei e já fiz texto, a do Jardim Marajoara, com sua ambientação peculiar e temática já agradava, mas a Casa do Don recém-aberta em Moema promete preenchera as lacunas que Rubens havia mencionado quando da ABF Franchising Expo, abrindo as portas para rumar para fora do Brasil, em Orlando-USA, cidade já escolhida e à espera apenas de um local conveniente e do agrado para a montagem.
A qualidade das pizzas atesto, continua, e como não provei outras sugestões do cardápio, não posso afiançar sobre elas, mas vi que o conteúdo é bem completo, incluindo um menu executivo, visto ser a região da Casa do Don, próxima ao shopping Ibirapuera, merecedora de atenção especial no quesito acima.
Um pouco da história nestes mais de 30 anos no mercado>:
A Patroni conta com 210 unidades em operação em todas as regiões do Brasil e é referência no setor alimentício. Com investimentos a partir de R$ 100 mil já é possível ser franqueado da empresa, que tem uma média de crescimento anual de 24,8%.
Atuando no segmento de alimentação – pizzas, carnes e massas desde sua fundação em 1984, e com as franquias que tiveram início em 2003, hoje conta dentre o número de unidades mencionadas, com 13 unidades próprias, faturamento enunciado da rede ao redor dos R$ 360 milhões.
Modelos de negócio melhor explanados a quem consultar a Patroni, mas apresentando os segmentos Classic e Premium; Casa do Don e Expresso, as taxas de royalties variam de 5% a 6% mais taxa de publicidade de 1% para áreas físicas de 33 m² a 70 m² (Classic e Premium)/ Casa do Don de 100 m2 a 300 m2/ Expresso Loja de rua 30m²/ Quiosque 15 a 18m², e food truck.
Pelo que vi e provei dos modelos de casas visitados e pela qualidade da gastronomia apresentada, são sim modelo vencedor, e consultas mais detalhadas e esclarecedoras pelo telefone: (11) 5182-3000.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão