Meninas e meninos,
Uma das vinícolas mais lembradas e conhecidas no mundo é a chilena Conha Y Toro.
Com portfólio vasto, e com rótulos ícones e consagrados, que além do Chile, também agrega vinícolas em outros países como a Trivento na Argentina e a Fetzer nos EUA, um dos seus rótulos do Chile encanta, não só a mim que sou fã de carteirinha, mas ao mundo todo, e este é o emblemático Marques de CASA Concha, que completa 40 anos de vinificações.
Para isto a Concha y Toro comemora o sucesso do premiado vinho com lançamento de sua edição limitada no mercado brasileiro, criada por Marcelo Papa, um dos enólogos mais bem-sucedidos da atualidade, e que em almoço com o premiado enólogo no Mani, ficamos sabendo da novidade.
Posso dizer que foi um almoço memorável pela sempre simpática presença de Papa, seus ensinamentos, e o pessoal da VCT Brasil, que não dispensam esforços para o bem acolher.
Lançado em 1976, com a safra de 1972, o premiado vinho da Vinícola Concha y Toro ganha selo comemorativo em seu aniversário e traz ao país a edição limitada do vinho Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2013.
De acordo com o caráter de exclusividade do vinho Super Premium, em todo o país a partir de 27 de outubro, exatas 600 garrafas de 750 ml do Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon Edição Limitada 2013 chegaram às lojas especializadas para oferecer aos brasileiros um sabor mais frutado, com menos influência da madeira. A característica é uma assinatura do enólogo, Marcelo Papa, que há 16 anos está à frente da marca e vem lançando tendência entre os produtores de vinhos de guarda.
No mês de lançamento da edição limitada, Marcelo Papa, que foi apontado como “o enólogo mais poderoso do Chile” na mais recente edição da publicação especializada no mercado de bebidas, The Drinks Business, também aproveitou para mostra a mais nova safra do Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2014.
A história da vinícola Concha y Toro começou em 1883, a 27 km de Santiago, no Chile, por Don Melchor Concha y Toro e sua esposa Emiliana Subercaseaux. No local, o casal plantou videiras viníferas procedentes de Bordèux, na França, e construiu adegas de vinificação para guardar seus futuros vinhos.
O negócio expandiu-se rapidamente e, em 1933, transformou-se em Concha y Toro S.A. já com negociações na Bolsa de Comércio de Santiago, exportando os primeiros vinhos chilenos para o mercado internacional. Hoje, a vinícola Concha y Toro é a maior do Chile e também líder de mercado de vinho importado brasileiro. A marca exporta atualmente para mais de 140 países, tornando-se referência mundial na indústria vitivinícola.
No almoço no Mani, saboreamos um cardápio especialmente criado para a ocasião com entrada de Creme de abóbora com vieiras e maracujá, harmonizado com o ótimo Marques de Casa Concha Chardonnay 2014.
1º prato Pescada Amarela a baixa temperatura no tucupi com banana da terra ,harmonizado com o Marques de Casa Concha P. Noir 2014.
2º prato Bochecha com purê de taioba e farofa de milho, harmonizado com o Marques de Casa Concha Carmenénere.
3º prato Mignon ao molho de presunto ibérico e purê de grão de bico, harmonizado com o Marques de Casa Concha C. Sauvignon 2014.
Para sobremesa Panacota de coco e pérolas de abacaxi, sorvete de chocolate branco e consomê de abacaxi e capim limão.
O vinho safra 2014 passa 16 meses em barris de carvalho francês e em foudre piemontês de 5.000 litros, arredondando a cepa. Muita fruta e especiarias no olfato e em boca, taninos presentes e macios, equilibrado em acidez e álcool, delicioso, e bom para harmonizações variadas como carnes vermelhas e carnes de caça na grelha, assadas ou refogadas com molhos com tomate ou vinho, também molhos a base de ervas como alecrim, tomilho e louro; perfeito com a maioria dos queijos.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão