Meninas e meninos,
Pinhão é saudável e versátil também na enogastronomia. Oba! é tempo de pinhão, uma semente muito rica e versátil no preparo de pratos variados. Uma iguaria come-los cozidos ou em bolos, sopas, farofas, purês e doces, ou ainda como acompanhamento de aves, frutos do mar, carnes vermelhas.
Uma semente que é rica em nutrientes como o potássio, fibras e carboidratos, uma iguaria que pode muito bem acompanhar também uma harmonização com bebidas, especialmente as fermentadas, com sakê, cerveja e vinho.
Nas mesas e pratos de várias regiões do Brasil, onde o pinhão é mais facilmente encontrado, ele garante uma refeição saborosa e nutritiva. Veio daí a profusão de festas e festivais gastronômicos em boa parte das regiões sul e sudeste do país.
O pinhão é um dos alimentos mais tradicionais da nossa gastronomia, em especial nas estações frias do ano. Rico em fibras, carboidratos, proteínas e minerais como cobre, ferro, magnésio, zinco e fósforo, ele ainda ganha, durante o cozimento, alguns nutrientes que passam da casca para a semente.
Vai além a utilidade do pinhão, pois nas estações mais frias ele se transforma também em fonte de renda para inúmeras famílias. “O pinhão é fonte de renda alternativa para a população dos municípios serranos, e tem uma íntima ligação histórica com os moradores – Conta Carlos Jobson de Sá Filho, presidente da AVEPI – Associação dos Vendedores de Pinhão de Campos do Jordão – Só na região da Mantiqueira estimamos que a produção da semente chega em torno 500 toneladas por ano.
Campos do Jordão, interior de São Paulo, faz parte do grupo de cidades que exalta o pinhão, e até o final de maio, oferece um roteiro encantador e saboroso onde a semente figura como protagonista.
Eu aproveitei que recebi uma receita do restaurante Élio Cucina da Chef Maria Catão, o Filé de truta grelhada com crosta de pinhão e purê de banana, e juntei com um belo vinho do Rubem Ernesto Kunz, o Arya, rótulo Vinhos da Rua do Urtigão, um clarete de Pinot Noir para uma harmonização.
Ficou bárbara a companhia do vinho com o prato! O vinho é elaborado com mínima intervenção, com uvas de Piratini-RS e tem 12,9% de álcool. Sua cor é de um rosado mais forte e apesar de não filtrado, é bem brilhante. No olfato senti um frutado elegante, manteiga de cacau, e sutil terroso. Em boca confirma o frutado, acidez bem especial, e totalmente equilibrado em taninos e álcool.
As características que me levaram a supor, e depois constatar, para uma harmonização, foi este equilíbrio, os taninos macios combinando com o terroso do vinho e dos pinhões, a acidez ótima para aguentar a truta, e o frutado do vinho para encarar o dulçor leve do purê de bananas.
Votando ao pinhão, com mais de 20 restaurantes participantes, e capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira, o Festival do Pinhão apresenta inúmeras formas de preparo e consumo, passando pela versão tradicional, cozido com água e sal, às criações mais sofisticadas como risotos, caldos, farofas, doces e acompanhamentos para massas, carnes e peixes.
Fazendo parte do Festival, a receita abaixo, é a que usei na preparação que fiz para a harmonização, com o vinho! Filé de truta grelhado com crosta de pinhão e purê de banana. A harmonização, como disse pode ser também com cervejas, uma IPA vai se sair muito bem, e com sakê.
Receita do Élio Cucina-Chef Maria Catão.
Ingredientes:
3 Bananas nanicas
200g Creme de leite fresco
2 Filés de truta
100g de farinha de pão
200ml de azeite
150g de pinhão
Mix de ervas secas
3 Folhas de louro
Meio limão siciliano
Sal a gosto
Purê: Assar as bananas a 180º com casca até que ela fique preta e estoure. Bata a banana no liquidificador com o creme de leite
Crosta: Misture a farinha de pão, 100ml de azeite e as ervas
Pinhão: Cozinhar na pressão com as folhas de louro e sal por aproximadamente 20 min após pegar pressão. Descascar e fatiar. Tempere com 100ml azeite e as ervas
Truta: Temperar os filés com suco do limão e sal, cobrir com a crosta e levar ao forno por 8 minutos.
Até o dia 29 de Maio Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal recebem o Festival do Pinhão 2022, evento capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira. Sobre a Cozinha da Mantiqueira
O Grupo Cozinha da Mantiqueira foi fundado em 20 de Março de 2007 e reúne o que há de melhor da gastronomia regional. Conta atualmente com 30 associados que se dividem entre bares, restaurantes, cervejarias e 1 fábrica de chocolate).
Para mais informações acesse o site Cozinha da Mantiqueira
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão