Meninas e meninos
Vertical de 5 vinhos Muros Antigos de Anselmo Mendes foi a maravilhosa degustação na Decanter, onde a Confraria do Adolar se reuniu no início deste mês. A confraria reúne convidados ao redor dos vinhos que Adolar Hermann, CEO da Decanter , gosta, e aproveita a ocasião para confraternizar.
Com a visita ilustre do enólogo português premiado, a confraria de reuniu ao redor de uma vertical com os famosos Alvarinhos Muros Antigos, do Anselmo Mendes, que veio ao Brasil com seu filho Thiago.
Os vinhos são da região de Monção e Melgaço. Mas nem só ótimos brancos o Anselmo elabora, o Pardusco, por exemplo, um exemplar vinificado com a Brancelho ou Alvarelhão, uma antiga casta, está fantástico.
Vertical de Muros Antigos:
1- Muros Antigos 2009- olfato muito cítrico, floral, frutas secas. Em boca confirma as frutas cítricas e as secas, ainda muito vivo, com ótima acidez.
2- Muros Antigos 2011- olfato mais mineral, mais fechado, precisando de mais tempo na taça. As frutas cítricas e secas estão presentes.
3- Muros Antigos 2015- olfato exuberante com caca de laranja confitada, floral nítido à mel, um hortelã vai surgindo refrescante. Em boca é equilibradíssimo, acidez ímpar, guloso, com uma persistência longa. Foi o vinho que mais me agradou, embora todos estivessem em patamar de excelência.
4- Muros Antigos 2018- vinho mais clarinho na cor, cítrico de compota de frutas, especiarias como o funcho. Em boca a erva doce(funcho) se mostra ao fundo, o cítrico, o equilíbrio total. Adorei também e escolhi como meu segundo em agrado.
5- Muros Antigos 2021 cor bem clara, olfato semelhante ao anterior com cítricos e especiarias como erva doce.
6-Degustamos ainda o ótimo Loureiro Private 2020 com olfato herbáceo, salino(confirmado em boca), a salsinha, incrível como ficou bom!
7-Alvarinho Contacto 2021 fresco, casca de lima, e sutil fruta cítrica fresca.
8- Muros de Melgaço 2020 com muita fruta seca, frutas cítricas.
9- Parcela única 2018, o mineral surge, as frutas secas também.
10-Parcela Única 2019 com olfato mais adocicado que seu irmão mais novo e sutil herbáceo.
11 Curtimenta 2019- Curtimenta é a maneira de vinificar fermentando as uvas brancas com peles, em geral em contato com o oxigênio, são os vinhos laranja! Falando em laranja, o olfato lembra bem a laranja em calda ou confitada.
12- Pardusco 2017 elaborado com uma casta antiga a Brancelho ou Alvarelhão, maceração bem sutil, 24 meses em barricas de 400 litros. Frutado, sutil herbáceo, delicioso.
13-Fechando o encontro e o almoço, um vinho de sobremesa muito especial, o Moscatel Roxo 1995 da DSF José Maria da Fonseca que dispensa comentários, só digo que é um néctar dos Deuses!
Obrigado pela oportunidade deste encontro.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão