Meninas e meninos,
Vinhos da Rua do Urtigão Bajo el Alma um rosé de Pinot Noir, um dos vinhos do vinhateiro Rubem Ernesto Kunz .
Resolvi degustar este vinho justamente nesta época de calor intenso, pois o Rubem utiliza fermentação natural, e em geral, os vinhos são bons de frescor.
As uvas são de Vacari-RS. Sua cor está mais para um salmão claro, afinal, mesmo guardando com cuidado, a garrafa transparente sofre com a luz, e a cor vai escurecendo.
Visual límpido. Mesmo sabendo que os Vinhos da Rua do Urtigão sofrem mínimas intervenções, portanto, não deve ter sido clarificado e filtrado, parece que sim, o foi.
Gostei dos aromas bem frutados, em profusão. Primeiro ataque as cerejas, daquelas de bosque, mais miúdas e acídulas, conhecem a Ginja portuguesa? Depois vem um verdor de folhas úmidas, ou terroso, ou sous-bois como dizem os franceses. Os italianos dizem sotobosque. Também algumas especiarias surgem.
Em boca, ótima acidez, o frutado principalmente com a ginja ou cereja se confirma. Também o sotobosque aparece lembrando o terroso, os cogumelos. Não é muito longo, de corpo mediano e tem bom equilíbrio.
Como disse, em dias e tardes quentes, uma ótima pedida. Para acompanhar, nada pretencioso, apenas um queijo canastra curtido, um bom salame artesanal, e até ousei com panetone, o clássico, com frutas cristalizadas.
Estava guardando para o peru natalino, mas não aguentei, a sede pedia um branco ou rosé, bem refrescado, e voilá, abri o Bajo el Alma.
Um bom vinho pra o calor pode ser também o Mosaico , ou pode ser também o Vestal , que amei.
Todos os vinhos do Rubem, Vinhos da Rua do Urtigão, são elaborados com menor intervenção possível, como costumo dizer, são vinhos livres!
Para informações sobre os Vinhos da Rua do Urtigão, ou Rubem Ernesto Kunz
51 9 9987-3565
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão