Meninas e meninos,
Visitei a Vinícola Cave do Sol em companhia da turma da SBAV sob comando da Diva Portela em 2020 por ocasião da ANV. Já escrevi sobre ela quando da inauguração em 04 de Setembro do ano passado, já fizemos uma live para o Rotas e Notas com o jornalista Almir Anjos do site Vinhos dos Anjos , a querida Isabel Cristina Tonet da vinícola e eu. Mas faltava dar uma panorâmica dos vinhos degustados quando visitei a Cave do Sol, apenas uns dois meses depois da inauguração .
Antes de tudo, lembro que as uvas para as vinificações são elaboradas pelo enólogo Roque Piccoli e provêm de ao menos três do terroirs no Rio Grande do Sul assim apresentados
SERRA GAÚCHA
Tipo de uvas:
Cabernet Sauvignon
Merlot
Marselan
Chardonnay
Moscato
Uvas para Espumantes
Uvas para Sucos
Referência na produção brasileira de vinhos de alta qualidade, a Serra Gaúcha responde por cerca de 85% da produção nacional. Nesta região, além de elaborarmos vinhos brancos e tintos de referência, também produzimos o Suco de Uva Puro e os nossos espumantes, bebidas que dão a este terroir lugar de destaque a nível mundial.
CAMPANHA GAÚCHA
Tipo de uvas:
Tannat
Cabernet Franc
Ao mesmo tempo em que abrigam alguns dos mais antigos vinhedos do Brasil, as pequenas planícies e colinas da porção meridional do Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai, têm nos presenteado com excelentes uvas.
As uvas deste terroir, quando vinificadas, se transformam em expressivos e intensos vinhos, caracterizando perfeitamente o seu local de origem.
SERRA DO SUDESTE
Tipo de uvas:
Malbec
Gewurztraminer
A mais nova região produtora, localizada no centro-sul do estado, apresenta resultados muito promissores. Essa região tem o menor índice de chuvas do Estado do Rio Grande do Sul, além de noites frias mesmo no verão, justamente a época da maturação das uvas. Essas condições naturais ajudam as uvas a ter maior concentração de cor e estrutura, contribuindo para o potencial de envelhecimento dos vinhos tintos e garantindo frescor e delicadeza para os vinhos brancos.
Vamos aos vinhos degustados na Vinheria Cave do Sol, um belo e muito aconchegante lugar.
1-Solar do Vale Brut Rosé– espumante Charmat corte de Chardonnay e Pinot Noir. Bom perlage com cor rosa clara. Aromas frutados se adocicados. Em boca confirma o frutado, porem é seco. Explosivo, fresco com apenas 11% de álcool e duradouro no palato.
2-Cave do Sol Gewürztraminer 2019-varietal muito floral e frutado lembrando a lichia. Em boca confirma o frutado, aparece a pera. E toques picantes, lembra o gengibre.
3-Cave do Sol Marselan 2017- olfato frutado com as frutas negras. Um toque de bolacha maizena. Em boca o frutado se confirma, surgem especiarias ao final de boca com pimenta do reino embora não passe por madeira. Muito bom vinho!
4-Cave do Sol Merlot 2016-olfato frutado e com especiarias doces. Em boca confirma o frutado, surge delicado canforado, ótima acidez equilibrada com o álcool em comportados 12% e taninos aveludados. Final de boca as especiarias doces e também picantes como páprica, além do frutado. Bom vinho!
5-Cave do Sol Tannat 2017– no olfato antes das frutas negras e brancas secas, surgem especiarias abundantes, tanto as doces como o cardamomo quanto picantes como o cravo. A bolacha maizena novamente se apresenta. Surge também algo terroso ou salino, fiquei em dúvida, depois me confirma ser o terroso de cogumelos secos. Em boca é equilibrado em boa acidez, taninos e álcool na casa dos 13,5%. Confirma o frutado e as especiarias, aí sim o cogumelo seco se mostra. Muito bom!
Para encerrar, a turma resolveu comprar o vinho ícone da Cave do Sol, que não fazia parte da programação ajustada, o
6 –Capitão Chico 2018 um varietal de Cabernet Sauvignon. Ficou em decanter para oxigenar. Em minha opinião, o vinho era ainda jovem à época. Olfato com frutas negras lembrando amoras silvestres, cogumelos, fumo de corda e algum canforado. Em boca o álcool na casa dos 14,3% ainda aparecia bem. Os taninos ainda se mostravam necessitando calmaria que só o tempo em garrafa, com envelhecimento, poderá dar, mas o frutado, o umami(cogumelos), e especiarias já presentes. Em minha opinião, vinho para abrir daqui uns 3 anos( contando que à época estimei em 4 anos).
O site é bem completo para conhecer a vinícola, com arquitetura invejável da Vanja Hertcert, craque no assunto vinícolas!
54 2521.2599
54 98418.9882
[email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão