Meninas e meninos,
A 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha anunciará os ganhadores em grande festa no dia 6 de Setembro, onde então os ganhadores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze serão conhecidos de todos.
Como já havia anunciado no texto anterior sobre esta seleção de vinhos, veja aqui as 174 amostras inscritas por doze vinícolas em treze categorias foram submetidas à análise sensorial no período de 31 de Julho a 2 de Agosto.
A avaliação dos produtos foi feita por grupo de 26 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Finda esta etapa, resta aguardar os resultados na grandiosa festa com jantar que ocorrerá em Setembro, Seguindo as normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas.
Além das medalhas de Ouro, Prata e Bronze, são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium – ao vinho fino seco tranquilo moscato e ao espumante moscatel que atingem a maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas da variedade moscato no país.
Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha, que já foi incorporada por outros concursos de vinhos na região.
O consenso é que em todas as categorias há evolução qualitativa a cada edição, porém principalmente as amostras com as uvas Moscatel cada vez mais têm sua qualidade atestada.
João Carlos Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), que presidiu a mesa de degustação, registrou avaliação positiva unânime sobre os produtos vinificados com esta cepa.
Ele destaca o alto nível dos espumantes moscatéis e, em relação aos vinhos moscato (única categoria do concurso que permite a inscrição de produtos a granel, ou seja, que ainda não foram engarrafados), menciona que apareceram produtos com grande potencial de se destacar no mercado.
O enólogo Luciano Manfroi, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, comenta sobre a satisfação de degustar amostras tão representativas da Indicação de Procedência Farroupilha, “Ouve-se cada vez mais falar dos moscatéis de Farroupilha e a qualidade que apresentam certamente é a responsável por essa visibilidade”.
A enóloga Ângela Rossi Marcon, doutora em biotecnologia, com ênfase em vinhos moscatéis, também menciona a excelência dos moscatéis. “Os produtos dessa edição comprovam o potencial tanto dos vinhos quanto dos espumantes. Encontrei acidez equilibrada e aromas finos, elegantes. Nota-se que há tecnologia envolvida na elaboração. Para os moscatéis, minhas pontuações foram todas compatíveis com medalha de ouro”, enfatiza.
A promoção da 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.
Foto, crédito, Juliana Barbieri-grupo de degustadores, juntamente com integrantes da organização e equipe de trabalho, ao final da degustação.
Fotos, crédito, Marciele Scarton- Avaliação feita por 26 degustadores.; Enóloga Ângela Rossi Marcon. Professor Luciano Manfroi e João Carlos Taffarel, presidente da mesa de degustação.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão