Meninas e meninos,
Quando estive este ano no Chile a convite da Brandabout, uma organização com mais de 10 anos de experiência que se especializou em levar aos países produtores, neste caso o Chile, especialistas reconhecidos em vinhos-editores de vinhos, jornalistas do vinho, sommeliers e Masters of Wine-para visitar as vinícolas de seus clientes para que possam aprender, vendo e ouvindo quem faz o vinho sobre eles e o terroir, uma das atividades marcantes foi a gastronomia.
Como diz na página da Brandabout sua idealizadora e CEO Jane Nisbet Huseby: “Porque uma paixão pelo vinho e as relações comerciais são feitas face a face de preferência, em vez de apenas em frente a um computador “, uma das atividades, e como um das atividadae, a gastronomia, faz parte da minha vidam, assim como os vinhos e o turismo ligado a estes temas, e claro, comida e vinhos nasceram juntos e estão ligados, então nada mais simples do que nesta visita, tivéssemos alguns destaques na gastronomia.
A hospedagem proporcionada pela Brandabout na figura da querida amiga Susana Gonzáles, apaixonada pelos vinhos e gastronomia e estudiosa da alma humana como parte de sua atividade profissional, sempre procurou destacar hotéis que agreguem muito à viagem de trabalho: sim, aqui é trabalho, parafraseando o Muricy Ramalho!
Já escrevi sobre dois hotéis que a Brandabout, sob os olhares atentos da Susana me indicou, e que me causaram as melhores impressões: o Le Reve em Santiago do Chile e o Casa de Campo, em Santa Cruz, também no Chile. Sinto imensamente que estas postagens se tenham perdido quando da migração do antigo Blog para este Site onde escrevo agora. Mas seguem os endereços e com muita recomendação de que conheçam.
http://www.lerevehotel.cl/pt-br/
https://www.hotelcasadecampo.cl/
Mas o assunto hoje é a gastronomia e um hotel que fará parte destes que entusiasmam aos jornalistas que como eu, adoram o bem e bom comer: O Las Cumbres Vitacura.
A rede Las Cumbres tem quatro unidades, a saber-Las Cumbres San Pedro de Atacama no Atacama, Cumbres Vitacura e Cumbres Lastarria, em Santiago e o Cumbres Puerto Varas, na Patagônia. Conheci e me hospedei nos dois de Santiago, ambos com boa gastronomia.
No Lastarria, a cozinha ao encargo do Chef Pablo Olivares, no restaurante Punto Ocho, privilegia a gastronomia mediterrânea, onde ingredientes como o manjericão, azeite de oliva, azeitonas, queijos, carnes, mariscos e pescados, além das pastas, são o seu forte.
No Vitacura, o restaurante The Glass aos cuidados do Chef Claudio Ubeda, muito premiado, dentre os prêmios o da Revista Cozinha Moderna em 2016 como o melhor restaurante de cozinha chilena moderna; também pela Revista La Cav como um dos 10 melhores restaurantes abertos na temporada de 2016/2017; pelo Círculo de Críticos Gastronómicos como a Cozinha Chilena Destacada em 2016 e por Cookings, como um dos três melhores restaurantes de hotel.
Neste post vou mostrar o que comemos, Susana Gonzáles, Eduardo Milan e eu no The Glass do Las Cumbres Vitacura, que tem como base a cozinha chilena digamos mais rejuvenescida, revisitada, utilizando-se de antigas receitas, perpetradas de um modo mais jovem e moderno, com técnicas apuradas, como os ouriços, rins ao Jerez, tubérculos como o Topinambur, carnes, pescados, massas, doces etc…
O cardápio da noite constou pela ordem e na própria língua:
1-CENTOLLA FRESCA CON PALTA SERVIDA EN CREMA DE RUCULA Y CITRICOS– Caranguejo Aranha, com abacate em creme de rúcula e cítricos.
2–CREMA DE TOPINAMBUR CON HUEVO COCINADO A BAJA TEMPERATURA Y TRUFA-Crene de Topinambur ou Tupinambu ou Topinambur ou Trufa Marrom ou Alcachofra de Jerusalém: para quem nunca ouviu falar seu nome científico é Helianthus tuberosus, por muitos anos foi um substituto da batata americana moderna. Ele não contém glúten, portanto, perfeito para aqueles que sofrem de doença celíaca.-Foto na chamada do post
3-MERLUZA AUSTRAL DORADA EN SU JUGO SERVIDA EN RAGOUT DE HONGOS Y HABAS SALTEADAS-Merluza Austral dourada em seu suco e servida com ragu de cogumelos e feijão salteados.
4-ARROZ CON LECHE A LA CANELA SERVIDO TIBIO CON CHOCOLATE BLANCO Y CUBOS DE VINO CARMENERE-Arroz com leite e canela, servido quente com chocolate branco e cubos de vinho Carmenère-quase um arroz doce reinventado! Os vinhos servidos para harmonizar, com exceção do Chardonnay da Errazuriz, foram tintos como o Chamán Malbec Gran Reserva da Viña Santa Cruz e o Castillo de Molina Carmenère da San Pedro.
Recomendo enfaticamente para aqueles que estejam no Chile e queiram se hospedar bem, que o façam na rede Las Cumbres. O Lastarria fica em pleno agito de bares e restaurantes, e o Vitacura, central, ponto de partida para qualquer posição em Santiago ou qualquer dos vales.
Brandabout International Wine Marketing
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão