Meninas e meninos,
A 26ª Avaliação Nacional de Vinhos á está prestes a acontecer, e para não ser injusto com muitos dos amigos que participarão da mesa de comentaristas, segue agora a relação completa dos nomes, que na anterior ainda não estava totalizada veja aqui e aqui .
Hora de brindar com o vinho brasileiros é todo o dia, mas em especial o grande dia do vinho brasileiro será agora no próximo dia 29 de Setembro, na 26ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018, a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, sob o comando da Associação Brasileira de Enologia-ABE.
As 16 amostras mais representativas da Safra 2018 serão conhecidas e degustadas por um público de cerca de mil apreciadores neste dia festivo quando ocorrerá a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos que vem sendo realizada pela ABE desde 1993.
Este ano, 120 enólogos avaliaram às cegas 344 amostras de 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O resultado, estabelecido a partir de um regulamento que segue normas internacionais, será anunciado neste grande evento que reúne enólogos, sommeliers, diretores de vinícolas, lideranças do setor, importadores, jornalistas, enfim, enófilos do Brasil e do exterior. O ritual se repete a cada ano. Uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada amostra é degustada, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que compartilha suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras é anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2018.
Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris -, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas. O 16º comentarista será sorteado entre o público.
“Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, enólogos do Brasil, a marca que carregamos é a do vinho brasileiro, acima de qualquer condição. Erguemos esta bandeira que muito nos orgulha, pois sabemos que os vinhos e espumantes que elaboramos têm qualidade superior. O mundo reconhece esta evolução e nós brasileiros precisamos reconhecer”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.
Um dos grandes momentos do evento será a divulgação e entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.
COMENTARISTAS
- Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 – Brasil
- Carlos Cabral de Mello – Consultor de Vinhos – Brasil
- Carolina Bahia – Jornalista – Brasil
- Caroline Dani – Biomédica – Brasil
- Celso Masson – Jornalista – Brasil
- Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil
- Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine – Inglaterra
- Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil
- Francine Dion – Diretora do Séléctions Mondiales – Canadá
- Johnny Mazzilli – Jornalista – Brasil
- Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália
- Nicholas Corfe – Importador Go Brazil – Reino Unido
- Otávio Berwanger – Médico Cardiologista – Brasil
- Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards – Chile
- Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil
- Sorteado entre o público
Fotos dos comentaristas: Divulgação ABE.
Fotos da edição passada: Jeferson Soldi e minhas.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão