Meninas e meninos,
Praticamente todas as vinícolas, ao menos as da Serra Gaúcha, e como já postado a Vinícola Góes em São Paulo, têm programação turística para o evento mais esperado do ano, a nova safra.
A colheita do fruto que é a matéria prima de vinhos, sucos e também pra ser consumido in natura é uma ótima oportunidade de alavancar o turismo, pois é lúdico o momento, e cativa cada vez mais os turistas na época que tem início em Fevereiro e em algumas regiões e países se estende até Abril.
Facilmente poderão consultar as vinícolas que oferecem esta diversão garantida, mas uma sugestão prática é entrar no site do IBRAVIN e perguntar quais e onde esta atração está sendo ofertada ao turista, pois a grande maioria das vinícolas está sempre em contato com este órgão.
Garanto que o turista não se arrependerá, pois é única a experiência e cada vinícola mantém uma programação fantástica onde não faltarão a alegria, o convívio, experiência da colheita, algumas ofertam também a pisa da uva, muita música e gastronomia colonial farta.
Mas quero destacar uma das vinícolas, e não a única, que oferece uma colheita feita à noite, uma colheita ao luar!
A Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos aguarda a chegada da Lua Cheia em 11 de Fevereiro e 4 de Março para levar esta lúdica experiência ao turista e interessados que se inscreverem.
São grupos de no máximo de 30 pessoas, e a programação tem início às 19h para a colheita do dia 11 e às 18h para a do dia 4, com a recepção feita pelo próprio enólogo da casa, André Larentis, que aguardo os visitantes com uma taça de espumante.
Depois de um tour guiado pelo André pela vinícola com degustação dos vinhos elaborados na Larentis, os participantes recebem orientações do proceder da colheita além de lanternas de mineiro, avental e tesoura.
Os turistas colhem os cachos, e levam para serem processados posteriormente, o que resultará no vinho da Colheita Noturna, o qual uma garrafa será dada aos participantes deste evento no ano seguinte.
A programação não para por aí, pois depois da “exaustiva” labuta, o jantar é servido com mais vinhos, é claro.
Para ambos os dias, as vagas são limitadas a 30 pessoas por colheita e o valor é de R$ 200,00 por pessoa.
Em caso de mau tempo o evento será transferido. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3453.6469.
As fotos têm o crédito de Cristiane Moro / Conceitocom Brasil.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão