Meninas e meninos,
Tenho a certeza de que nesta edição do Concurso Mundial de Bruxelas-Edição Brasil 2018 será a maior de todas em número de amostras enviadas, em virtude do prestígio que este concurso vem alcançando em todas as partes do mundo onde se realiza.
No início deste ano a 15ª edição, muito comemorada com a volta ao mesmo lugar onde foi realizada pela primeira vez, Bento Gonçalves-RS, já foi uma das mais festejadas e aclamadas, e como jurado em destilados, pude observar o quanto é importante para os produtores de vinhos e destilados, a medalha que lhes consagra os produtos.
Na edição anterior, a 14ª, estivemos com o Concurso Mundial de Bruxelas-Edição Brasil na cidade de São Roque-SP, região produtora do estado de São Paulo que sempre produziu vinhos, licores, destilados e que vem se destacando na qualidade dos vinhos finos.
Assim como o Concours Mondial de Bruxelles, com mais de vinte anos de experiência, de onde se originaram as edições locais, este expertise permitiu que o concurso se tornasse uma das referências do setor alcançando no ano de 2018 sua 16ª edição, que abre suas inscrições para o envio de amostras de vinhos e destilados brasileiros, e que nesta primeira fase irá até o dia 15 de Novembro com desconto.
Como as boas ideias devemn ser seguidas, o Concurso Mundial de Bruxelas-Edição Brasil, faz como o Concours Mondila de Bruxelles, um rodízio de localidades onde se realizam. Organizar a competição em um país diferente a cada ano, no nosso caso, em um estado e cidade diversos, melhora o alcance tanto nacional quanto internacional do evento e proporciona uma melhor exposição para os vinhos e destilados premiados localmente e em todo o mundo.
Acabei de voltar do Chile onde fui jurado no concurso local, e que também itinerante dentre as regiões chilenas, fomos realizar o concurso na região dos lagos, bem ao sul do Chile, em Huilo Huilo, paradisíaco, por sinal!
Aqui no Brasil, o concurso é organizado pela empresa belga Vinopress em parceria com a revista Vinho Magazine, e tem como objetivo dar visibilidade para o crescimento da qualidade dos produtos brasileiros, aumentando assim suas vendas. De acordo com pesquisas realizadas com os produtores que possuem o selo do concurso, os produtos laureados com a medalha do Concurso Mundial de Bruxelas têm um aumento de até 30% nas vendas.
Como já mencionei a cada edição o evento é realizado em um novo local, sempre com o intuito de valorizar diversas regiões produtoras. Em 2018, a 16ª edição será realizada no mês de Abril, em Recife-PE, estado em que se concentram diversos produtores de destilados e grandes vinícolas.
“Nosso objetivo para este ano é atingir o número de 500 rótulos concorrendo, entre vinhos, cachaças e outros destilados. Destes, apenas 30% recebem o selo”, explica Zoraida Lobato, organizadora do concurso no Brasil.
O evento tem a coordenação dos jornalistas Eduardo Viotti, do Brasil e Baudouin Havaux, da Bélgica. Os jurados são especialistas em vinhos e destilados, enólogos, jornalistas e formadores de opinião, que representam diferentes países, entre eles Alemanha, Bélgica e Brasil.
Informações sobre como inscrever seus produtos: [email protected]
Algumas das fotos que coloco são de concursos anteriores que participei como jurado, no Brasil e de outros países, afinal, o concurso é conhecido e reconhecido mundialmente.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão