Meninas e meninos,
A Vinhos de Portugal nos brindou mês passado com uma degustação deliciosa de alguns dos vinhos ganhadores de medalhas de prata e ouro no Concurso 2017 Vinhos de Portugal. Este país se caracteriza por desde sempre ter prestigiado suas castas autóctones em sua bela história vitivinicultural em sua trajetória ao longo de séculos.
Desde 2000 a.C. as gerações vêm aprimorando e utilizando suas 250 castas típicas, e como o enunciado da Vinhos de Portugal é muito apropriado e deve servir aos outros países, mormente ao Brasil que engatinha, como exemplo de perseverança e trabalho na vinha, aqui o reproduzo: “ Alguns fazem vinhos, outros fazem história” .
Partindo para os vinhos degustados, 14 entre brancos e tintos, e sem seguir a ordem degustada, começo pelos que mais me impressionaram:
-Villa Oliveira Touriga Nacional 2011 um D.O.C Sub-região Serra da Estrela com muitas especiarias, frutado elegante e chocolate ou bombom ao sherry no olfato, em boca excelente acidez, confirmando o bombom, as frutas e especiarias. Longo e com taninos presentes e macios.
-Herdade da Pimenta Grande Escolha 2014 corte de 55% Syrah; 35% T.N e 10% TF, por seus 18 meses em barricas as especiarias são muito evidentes no olfato, o chocolate aparece, a pimenta preta. Em boca equilibrado em acidez, taninos e álcool longo e generoso.
-Dona Maria 2014 na taça parece vinho novo, muita fruta e especiarias.
Marquês de Marialva Baga Reserva 2012 em legítimo representante da Bairrada e sua cepa emblemática. Muito bom, com um frutado fácil e gostoso junto às especiarias doces no olfato, em boca confirmando o nariz com geleias e um toque de carne.
-Marquês de Marialva Arinto Reserva 2016 onde 25% do vinho passa por barris, delicioso cítrico amargo(lima da Pérsia e Sidra), algumas frutas secas, untuoso e fresco.
-Titular Encruzado 2015 do Dão, o branco que mais me chamou a atenção por sua mineralidade, untuoso, frutas secas, um floral sutil surgindo por tempo em taça, muito bom mesmo.
Todos os vinhos degustados é claro que são ótimos, pois não sem razão ganharam medalhas de Ouro e Prata, apenas citei os que mais gostei. Aqui seguem outros vinhos da mostra:
-Muros Antigos Loureiro 2016-Olho de Mocho 2016-Esporão Reserva 2016-Cabriz Reserva 2015-Duorum Colheita 2015-Quinta dos Carvalhais Reserva 2011-Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2013-Sandeman Porto Vintage 2000.
Obrigado Sonia Vieira, Alexandre Lalas, Miguel Icassatti, além dos degustadores Marcel Miwa e Ibrahim Zouen pela oportunidade rica e especial, que além de degustar vinhos especialíssimos, a companhia dos amigos transforma em ocasião festiva.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão