Meninas e meninos,
O Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil 2018 é a 16ª edição deste que é um marco nos concursos do gênero em nosso país. O Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil, organizado pela empresa belga Vinopress em parceria com a revista Vinho Magazine, tem como objetivo dar visibilidade para o crescimento da qualidade dos produtos brasileiros, aumentando assim suas vendas.
De acordo com pesquisas realizadas com os produtores que possuem o selo do concurso, os produtos laureados com a medalha do Concurso Mundial de Bruxelas têm um aumento de até 30% nas vendas.
Já escrevi que o concurso é itinerante, pois bem nesta edição de 2018 nós jurados, e organizadores, nos encontramos na bela cidade de Recife capital do estado de Pernambuco, cidade esta origem de muitos destilados de primeira linha e vinhos únicos devido ao stress hídrico.
Quando postei a chamada sobre a edição de 2018, vejam o que estava lá: “Nosso objetivo para este ano é atingir o número de 500 rótulos concorrendo, entre vinhos, cachaças e outros destilados. Destes, apenas 30% recebem o selo”, explica Zoraida Lobato, organizadora do concurso no Brasil.
E foi o que aconteceu, pois em destilados tivemos cerca de 370 amostras e em vinhos um pouco menos, mas ao redor das 180 amostras, meta cumprida!
O evento tem a coordenação dos jornalistas Eduardo Viotti, do Brasil e Baudouin Havaux, da Bélgica, e o corpo de jurados, todos experts nas bebidas que julgam, sejam os vinhos ou os destilados, e em geral são convidados profissionais de outros países.
Fazendo um retrospecto rápido, a 15ª edição ocorreu em Bento Gonçalves, homenageando esta região produtora do estado do RS, e início de tudo.
Na edição anterior, a 14ª, estivemos com o Concurso Mundial de Bruxelas-Edição Brasil na cidade de São Roque-SP, região produtora do estado de São Paulo que sempre produziu vinhos, licores, destilados e que vem se destacando na qualidade dos vinhos finos.
Assim como o Concours Mondial de Bruxelles, com mais de vinte anos de experiência, de onde se originaram as edições locais, este expertise permitiu que o concurso se tornasse uma das referências do setor alcançando no ano de 2018 sua 16ª edição.
Vejam nos links os resultados publicados da medalhas de Prata, Ouro, Grande Ouro e Duplo Ouro.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão