Meninas e meninos,
Mulheres vitivinicultoras no comando dos Vinhos da Campanha Gaúcha, ou seja, estamos começando a valorizar de fato e de direito a condição feminina também no comando de associações, e não só no trabalho rural e doméstico no sul.
Louvo a iniciativa, pois conheço desde a formação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, o esforço que os associados têm feito para correr atrás do tempo perdido, no que concerne ao que outras associações de mesmo cunho, de outras regiões do RS, já haviam conseguido, e não tenho dúvidas que com uma direção feminina, conseguirão brevemente a igualdade nas conquistas.
Não que as outras diretorias não tenha feito esforços neste sentido, muito pelo contrário, estas deram o empurrão necessário para a quebra da inércia da região, produtora e muito promissora de vinhos finos, mas a persistência estoica que caracteriza o ser feminino ao meu ver, garantirá saltos relevantes para a Campanha Gaúcha e seus vinhos finos.
Com a delicadeza inerente, e firmeza, as recém-empossadas farão ótimo trabalho no biênio 2018-2019, sob a presidência de Clori Peruzzo, da Vinícola Peruzzo, que assumiu o posto que na gestão anterior era de René Ormazabal Moura, da Bodega Sossego, de Uruguaiana, e será auxiliada por outras quatro representantes das vinícolas localizadas na região.
As outras empossadas são Hortencia Ravache Ayub da Vinícola Campos de Cima de Itaqui na vice-presidencia; Mônica Mercio da Estância Paraizo, de Bagé na tesouraria; Gabriela Hermann Pötter da Vinícola Guatambu de Dom Pedrito como secretária-geral e Victoria Zara Mercio também da Estancia Paraizo na diretoria de Comunicação e Marketing, e já em Julho, a nova diretoria inicia a construção de um planejamento estratégico para o período.
“Temos como objetivo continuar com a integração do grupo, que vem sendo desenvolvida desde as outras gestões, trabalhar ações coletivas que beneficiem toda a região e dobrar o número de associados, passando a abranger também os produtores de uva. O foco maior da nossa gestão será o enoturismo, pois além de excelentes produtos, sabemos o potencial que a Campanha tem” comentou Clori Peruzzo, a primeira presidente mulher a liderar a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.
Entre as marcas da gestão anterior, René Ormazabal Moura, presidente no biênio 2017-2018, acredita que a conquista de um assento junto ao Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho-Ibravin, e o depósito do pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica-IG da Campanha junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), são marcos da gestão, e fundamenta como essencial para tanto, a união dos associados.
“Um ponto marcante desta última gestão, e também das anteriores da Campanha, é o trabalho de coletividade entre os produtores. De forma geral, é como a Campanha Gaúcha é vista e como a gente vem se fortalecendo. Nestes dois últimos anos, distribuímos entre nós as responsabilidades, e passamos a compor os Comitês de Enoturismo e das Indicações Geográficas dentro Ibravin”, comenta Moura.
Apesar de deixar a presidência, Moura permanece como representante da região no Conselho Deliberativo do Ibravin, participando e levando os pleitos da região, além de fazer parte de um grupo, do qual também pertenço, o PROVINHO, que pretende propor novos rumos para o aumento consciente do vinho no Brasil.
Criada em 2010, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha conta com 17 representantes de vinícolas da região. Entre os objetivos do grupo estão o fortalecimento da imagem e da qualidade dos rótulos elaborados nestes terroir, aperfeiçoamento das técnicas de produção dos vinhedos, capacitação dos produtores em gestão empresarial e fortalecimento do setor através de ações de acesso ao mercado e promoções comerciais.
Fonte e divulgação MCOM ação&comunicação- 54 538-3048
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão