Meninas e meninos,
Estive recentemente em Campos do Jordão para variadas matérias em bebidas, gastronomia e turismo, e em todas as vezes que lá volto a deliciosa Torta do Bosque que o Chef Jean-Claude Bernhard, anos atrás e então radicado por lá me apresentou, não me sai da lembrança. Profissional competente lembro também de um espetacular limoncello feito por ele, que me foi oferecido após a maravilha da Torta do Bosque, ao findar de um almoço inesquecível. Veja texto anterior aqui
Por ter me lembrado mais uma vez desta sobremesa inebriante, compartilho novamente a receita neste espaço, esperando encontrar novamente por estes giros do mundo com este amigo, que faz anos não vejo.
TORTA DO BOSQUE:
Ingredientes:
1 pacote de bolachas maisena
90 gr de manteiga sem sal
1 peça de ricota(1/2k)
1 pote de queijo mascarpone(390gr)
200ml de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de essência de baunilha
16 gr de gelatina em pó sem sabor diluída em 5 colheres de sopa de água.
Frutas vermelhas: poderão ser utilizadas amoras frescas, framboesas frescas, Blueberry (mirtillo) fresco e morangos.
Preparação da base da torta:
Triturar as bolachas no liquidificador até formar um pó fino. Misturar numa vasilha o pó e a manteiga com consistência de pomada, o resultado deve ser tipo uma farofa úmida.Forrar com essa mistura, uma forma de bolo de fundo falso, repartir por igual e comprimir com a mão. Reservar.
Preparação do creme de ricota/mascarpone:
Peneirar a ricota numa peneira fina. Acrescentar o açúcar e depois o creme de leite fresco. Misturar bem e só então acrescentar o mascarpone e a baunilha que deve ficar um creme liso e encorpado. Misturar a gelatina na água e colocar 10 segundos no micro ondas em potência máxima, incorporar ao creme e misturar muito bem. Despejar o creme em cima da base de bolacha, alisar para ficar tudo por igual, cobrir com filme e colocar na geladeira por no mínimo 4 horas. Cobrir com as frutas vermelhas em voltas alternadas. No momento de servir, usar uma calda de frutas vermelhas.
Rendimento: 12 porções bem servidas- Chef Jean-Claude Bernhard
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão