Meninas e meninos,
Pizzato Vertigo Nature sur lattes como descrito no contra rótulo- o mesmo que sur lie-, é mais um vinho fantástico da Pizzato Vinhas e Vinhos. Como as leveduras estão no vinho, é claro que é turvo, mas tem um amarelo quase ouro, ao menos nesta garrafa que degustei.
As borras são partículas de fermento remanescentes da autólise, que é a autodestruição das células de fermento por enzimas criadas a partir da fermentação. As borras são usadas em vinhos brancos e espumantes para adicionar texturas, sabores, complexidade.
Por falar na garrafa, no contra rótulo encontramos a sua numeração, esta degustada é a 315, da safra de 2017, Tem também as datas da segunda fermentação-em garrafa, pois é método tradicional- e a data da troca de tampa-de corona para rolha com gaiola- que aconteceu em 10/2019, não é sensacional sabermos este histórico?
O Vertido passa ao menos 24 meses nas caves da Pizzato antes de sair ao mercado, e é elaborado com um número super limitado de garrafas. Como as borras estão no líquido, se bem armazenado, o Vertigo oferece a possibilidade de guarda mais prolongada, mesmo depois de adquirido.
Corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir que podem variar de safra para safra, mas pelo histórico sempre a maior quantidade é de Chardonnay. Mas porque então eu resolvi abrir meu Vertigo de número 315/safra 2017 se podia guarda-lo mais?
Vou contar uma pequena história: Com a quarentena tenho detonado minha adega, principalmente dos vinhos brasileiros, dos quais sou ardoroso defensor. Semana passada, limpando os lugares vazios, remanejando algumas poucas garrafas restantes, achei um garrafa rotulada caseiramente com votos de todos da família Pizzato, dos quais sou amigo há tempos, mesmo nos vendo pouco, para comemoras as festas natalinas e ano novo de 2009.
A garrafa estava vazia, mas eu guardei como recordação do mimo e gentileza da Pizzato para com este jornalista. Passados 11 anos, fui buscar uma foto deste vinho, pois a rotulagem da garrafa vazia estava ilegível e muito desgastada.
Achei e está aqui em baixo
Acreditei que deveria ser o Pizzato DNA 1999 Safra 2008, pois a legenda da minha foto assim a descrevia. Vejam o que diz o site da Pizzato
“A partir do mesmo vinhedo que deu origem ao Pizzato Merlot 1999, a Pizzato apresenta a segunda edição – a primeira foi da colheita 2005 – deste exclusivo Merlot, o da colheita 2008, ano em que as condições de desenvolvimento das uvas foram próximas às da safra 1999.
E, porque nomeá-lo DNA 99? Por que provém da mesma localização/vinhedo, de vinhas antigas com baixa produção ou de parcela renovada sobre o mesmo solo, clima do período de crescimento e amadurecimento similar ao da colheita 1999 e as mesmas pessoas responsáveis pelos vinhedos e elaboração do vinho”.
A nostalgia do achado bateu forte e tinha que abrir um Pizzato, então, fui degustar Vertigo e resolvi harmoniza-lo com massa, um rondelli 4 queijos, mas com molho ao sugo que eu tinha congelado. Ficou fantástica a harmonização.
O Vertigo é um Nature, ou seja, não leva licor de expedição. Visual turvo, com explosão de gás em borbulhas que pareciam colares na borda da taça. Olfato com cítricos, lima da Persia, frutas de polpa branca. O floral é bem sutil, mas surgem os lácteos. Em boca confirma o frutado, o lácteo, untuosidade, cremosidade ímpar, acidez ótima, e final de boca com fermentos de padaria.
Recomendo aos amigos enófilos que degustem este espumante da Pizzato e depois comentem aqui ou em minhas mídias.
Pizzato–55 54 98114 0116 (c/ WhatsApp)
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão