Meninas e meninos,
Falar dos vinhos da Casa Donoso é sempre um prazer, principalmente para quem conheceu o lugar mágico onde se localiza a bodega, e acho muito interessante uma chamada que eles colocam no site:
“Somos cúmplices de seus momentos. Nossos vinhos são capazes de evoluir seus sentidos. A Vinícola Casa Donoso está localizada no coração do Vale do Maule, uma das regiões mais antigas e tradicionais produtoras de vinho no Chile. Seus campos de vides com até 80 anos, plantadas nos melhores solos do Vale do Maule. Desfrute dos nossos vinhos e viva uma experiência de luxo”.
Muito oportuna esta chamada, porque sim, é uma experiência belíssima desfrutar de seus vinhos, e aqueles que forem visitar a vinícola, que tem no enoturismo um atrativo muito forte, saberão exatamente o que estão dizendo neste texto.
A Vinha Casa Donoso aparece no mercado em 1989 quando um grupo de empresários adquiriu a fazenda La Oriental, no coração do Vale do Maule, que pertencia à senhora Lucia Donoso Gatica, que foi a primeira a engarrafar vinhos com o Doña Lucía.
No início de 2011 novos proprietários chegaram, continuando com o compromisso de qualidade das linhas de produção das cepas tradicionais Cabernet Sauvignon, Carmenere, Merlot, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Esta é a base para conceber a produção de vinhos da linha Reserva, Gran Reserva, Premium, Súper Premium e Ícone, todos aqueles que já ficam qualificados nos cinco continentes em termos de presença, participação e reconhecimento.
Mas tudo isto poderão ter maiores esclarecimento consultando o site da empresa, o motivo deste texto é lembrar que o BEV Group, está importando os vinhos da Casa Donoso com muito sucesso, e que para celebrar esta conquista, algum tempo atrás, fizeram realizar um jantar com a imprensa, mais no sentido festivo mesmo, do que de trabalho, onde reencontrei os sempre queridos Carolina Leiva, export manager e o Felipe Ortiz, winemaker chefe, responsável pela elaboração dos vinhos desta excelente vinícola chilena.
A ocasião transcorreu também na presença das meninas da Tema Assessoria, que formaram parceria de trabalho com o BEV Group, no Loup Restaurante, um dos empreendimentos do amigo Daniel Sahagoff, lindo e com ótima gastronomia aos cuidados, à época, do chef Stefano Bignotti.
Os vinhos degustados foram acompanhados dos pratos elaborados para o jantar, que foi alegre e festivo como deveria ser, e que mesmo tendo transcorrido algum tempo do evento, ainda me lembra da alegria reinante nas mesas, que foram formadas para acomodar os mais de 20 jornalistas especializados que acorreram ao chamado da Tema e do BEV Group.
Casa Donoso Reserva Sauvignon Blanc 2016, Casa Donoso Bicentenario Gran Reserva Chardonnay 2015, Casa Donoso Bicentenario Gran Reserva Carmenere 2015, Casa Donoso Clos Centenaire 2014, Casa Donoso 1810-corte de Cabernet Sauvignon e Carmenere 2013-fantástico.
Um lembrete para os que querem saber de fato o que seja o Maule e sua tradição, degustem o Sucessor Romano, vinificado com uma cepa histórica que o Felipe Ortiz e seus comandados reativaram e cujo vinho é um dos meus preferidos, ganhador de variadas medalhas em concursos, assim como a linha dos outros vinhos que vivem sempre pontuando e muito bem nos concursos mundo a fora.
Falar dos vinhos; Descreve-los; Falar da harmonização?- Desta vez mais do que nunca os vinhos falam por si, e aconselho veementemente que busquem conhecer a linha toda, desde os mais simples, vinhos de entrada de gama, até os mais sofisticados e de elaboração única, o Natal e as festas estão chegando…
Em seu catálogo de produtos destaca-se o vinho ícone da vinha, “D” Casa Donoso, o Super Premium Perla Negra, os vinhos Premium Casa Donoso 1810 e Casa Donoso Clos Centenaire, além das linhas Grande Reserva “Bicentenario” e Reserva “Evolución.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão