Meninas e meninos,
O Brazil Wine Challenge, mais um evento de grande prestígio para o Brasil, acontecerá logo nos primeiros dias de Junho no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS, o qual servirá de vitrine para 18 países produtores.
A 9ª edição do concurso organizado pela ABE-Associação Brasileira de Enologia, no Brasil já é a maior da história em representatividade, com amostras dos cinco continentes, a saber: África – África do Sul; Américas – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai; Ásia – China; Europa – Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal; Oceania – Austrália e Nova Zelândia.
América, Ásia, África, Europa e Oceania estarão representados por centenas de rótulos de vinhos tranquilos e espumantes durante o 9º Concurso Internacional de Vinhos – Brazil Wine Challenge (BWC), organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no período de 5 a 8 de Junho, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).
São 18 países produtores que já encaminharam suas amostras, número de nações nunca antes atingido na história do evento. A quantidade de amostras não para de crescer. Isso porque o caminho até chegar a Serra Gaúcha é longo. Muitas garrafas atravessam oceanos carregando seu terroir, que será degustado por um júri internacional formado por especialistas.
Considerado um dos mais importantes concursos internacionais de vinhos das Américas, o Brazil Wine Challenge será realizado no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola – hotel oficial do evento.
Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior e mais importante instituição do vinho do mundo, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o BWC exerce um importante papel na promoção dos vinhos.
“A conquista dessa representatividade mostra que as vinícolas do mundo inteiro veem no Brasil um importante mercado para seus vinhos. E o Brazil Wine Challenge é a principal vitrine no país verde amarelo”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna. “Nossa expectativa agora está focada no fechamento do número de amostras que já passa de 600, mas que ainda não chegou ao fim devido à demora no envio. Além disso, pode ser que mais países sejam confirmados”, salienta.
O concurso conta com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.
Foto: Jeferson Soldi
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão