Meninas e meninos,
Bodegas Bleda, vinhos espanhóis de Jumilla, são importados pela Wine Lovers. Para mostrar um pouco desta bodega, um jantar com o produtor Antonio Bleda foi marcado no Restaurante Fuentes.
A Bodegas Bleda, uma empresa familiar com origem no ano de 1915, está situada no Valle de Omblancas-Jumilla- Espanha- e tem topografia com altitude ao redor dos 600 m. para seus 250 ha de uvas plantadas. Vendem muita uva e fazem vinhos. Quem conduziu a degustação dos vinhos na ocasião foi seu General Manager Antonio J. Bleda, com principalmente dias famílias de rótulos.
A degustação com alguns dos vinhos aconteceu um pouco antes do jantar, com vinhos onde o Pino Doncel Sauvignon Blanc me chamou muito a atenção. Rótulo lindo, vinho fresco, mineral e cítrico tanto no olfato quanto em boca. Varietal de Sauvignon Blanc, mostra sua tipicidade, para mim, no cítrico amargo como da Lima.
Ótimo para a gastronomia onde imperem frutos do mar, saladas, queijos de massa mole, carnes brancas.
Outro da linha Pino Doncel que me atraiu foi o Black, corte de Monastrell, Syrah e Petit Verdot. As uvas do corte foram fermentadas separadamente, depois passam por mescla de barricas francesas e americanas. Mentolado no olfato, frutas maduras e especiarias se mostram no olfato e em boca. Vinho interessante por ter este corte não tão usual, mas que tem equilíbrio, mantendo o frescor e bons taninos. Ótimo para harmonizações com carnes vermelhas, queijos maturados, pratos mais especiados.
Pino Doncel Vintage, chamado de jovem por não passar em barricas, tem corte de Monastrell, Syrah e Merlot. Também fermentado em separado para cada variedade, mostra frutado exuberante, quase doce no nariz, algumas especiarias doces. Em boca frutado cozido como em compotas.
Pino Doncel Crianza, corte de Monastrell e Syrah, como a etiqueta reza, amadurece 12 meses em barricas francesas e americanas. Bastante frutado, especiarias mais para picantes, confirmando em boca o olfato.
Mudando para a etiqueta Castillo de Jumilla, que a Bodegas Bleda pode usar em virtude de ter o Castelo em suas terras e na DOP Jumilla, foram três vinhos degustados.
Castillo de Jumilla Blanco, corte de Sauvignon Blanc, Macabeo(também chamada Viúra) e Airén( a uva mais plantada na Espanha e terceira no mundo). Frutado cítrico, sutil herbáceo, fresco, confirmando em boca o olfato, bom para queijos de massa mole, frutos do mar e aves.
Castillo de Jumilla Rosado, varietal de Moanstrell e sempre uma ótima dica para as paellas- eu prefiro os rosados de Garnacha. Fresco, frutado, e com final de boca, para mim, com ligeiro amargor que em nada prejudica o vinho.
Castillo de Jumilla Monastrell-Tempranillo- ótimo vinho, com muita fruta, frescor e equilíbrio, confirmando em boca o olfato, o vinho é delicado e ao mesmo tempo marcante. Excelente pedida para harmonizações com carnes vermelhas, aves assadas, queijos de massa dura, embutidos. Também não ficou fora na harmonização com paella, pois o bacon e o frango davam sustentação, e o arroz a doçura desejável.
Para a degustação harmonizada com vinhos da bodegas Bleda, o restaurante Fuentes, tradicional e com 65 anos de vida, preparou um cardápio com os seguintes pratos:
Tortilha de batatas como entrada, uma Paella Valenciana como prato principal e de sobremesa a Creme Catalana. Para a sobremesa a Wine Lovers serviu um espumante tipo Asti, ou Moscatel, da Bodegas Bocopa.
Bodegas Bleda
Fuentes Restaurante Español- Rua Dr. Melo Alves, 82 – tel: 11-3062-6572
Orantes.C Assessoria de Comunicação
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão