Meninas e meninos,
Recebi de Pablo Ugarte o diretor executivo do Catad’Or Wine Awards o release chamando para esta 23ª edição deste concurso fabuloso que eu tive o privilégio de participar como jurado em edição anos passados.
O concurso Catad’Or Wine Awards, dentro da América Latina é o de maior prestígio, e desde 1995 sempre em Santiago do Chile, que é o 4º país exportador de vinhos do mundo.
Nesta edição 2018, a de 23 anos do concurso, as amostras provenientes da América e do mundo serão julgadas e premiadas, contando do painel os vinhos tranquilos, espumantes, vinhos espirituosos e claro, Piscos.
Como não me canso de falar, fui jurada no primeiro Catad’Or Wine Awards que jugou Piscos, há cinco anos.
Como em todos os concursos, os jurados submetem à sua apreciação e depois emitem suas notas para as amostras que se inscreverem. No Catad’Or Wine Awards faz muitos anos, o processo é todo digital, com isso facilitando a coleta dos dados e das notas.
Estas notas são enviadas on line para um presidente de mesa que por sua vez as remete depois de dirimidas dúvidas e discrepâncias, caso apareçam, para a central de computação geral.
O júri é sempre formado por personalidades do mundo dos vinhos, entre enólogos, jornalistas especializados, sommeliers renomados, enfim são todos gabaritados e experientes julgadores.
Desde alguns concursos as amostras também contam com espumantes da Américas, e os deliciosos Piscos dos quais sou um dos ardorosos defensores, visto ser este destilado de uvas uma prova de que nem só de Cognac, Armagnac, Bagaceira e Grappa as uvas podem obter destilados.
Catad’Or Wine Awards conta com o patrocínio da OIV-Organização Internacional da Vinha e Vinhos e também da União Internacional de Enólogos e acontecerá de 03 a o9 de Julho deste ano no Hotel Cumbres Vitacura Santiago do Chile.
Maiores informações com datas de inscrições e demais acontecimentos no site
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão