Meninas e meninos,
Degusta Ravin Argentina surpreendeu pela quantidade de bons vinhos argentinos com muitas novidades que a Ravin pode mostrar faz uns dois meses. Muitas das bodegas presentes mostraram vinhos que podem estar classificados como obrigatórios nas boas adegas.
Estiveram presentes na degustação da importadora Ravin, e já fazendo parte de seu portfólio de vinhos argentinos novos rótulos, alguns já conhecidos, outros, ao menos para mim, totais novidades.
Com a presença de representantes das vinícolas, dentre proprietários, enólogos e gerentes de produto, a Ravin disponibilizou e mobilizou na tarde na qual foi realizado o que se chamou Degusta Ravin Argentina boas taças, vinhos na temperatura correta e tudo o mais para o bom andamento da degustação.
Degustei vinhos da Antonio Mas Wine; Bodega Chacra; Bodega Cuarto Dominio; Durigutti Family Winemakers; Finca La Escarcha; Familia Zuccardi; Bodega Lagarde; Mendel Wines; Pannunzio Wines; Bodega Trivento.
Vou enumerar apenas os vinhos que mais me impressionaram de cada bodega, assim ficará bem mais fácil entender o que procurar na Ravin:
a-Antonio Mas-dois vinhos surpreendentes dentre os que foram apresentados.
1-Antonio Mas Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2015 com força e expressão desta cepa, frutas negras, corpo, equilíbrio entre acidez, taninos e álcool.
2-Antonio Mas Historia Malbec 2013, poderoso vinho, com frutado, mineral, equilíbrio e taninos ótimos.
b-Bodega Chacra-o Chacra Pinot Noir Cincuenta y Cinco 2010 um exemplar da Patagónia Argentina que a Ravin trouxe ao seu catálogo. Vinho curioso, potente, mineral, espetacular.
c-Bodega Cuarto Dominio- com os vinhos Chento Vineyard Seletion Malbec e o poderoso Cuarto Dominio Malbec 2010.
d- Durigutti Family Winemakers- gostei muito do seu HD Malbec 2015, frutado elegante, especiarias, equilibrado em taninos.
e-Finca La Escarcha com um branco muito bom o seu Entrelineas Viognier 2016 mostrando a tipicidade desta cepa no floral e no cítrico amargo, mineralidade e depois de algum tempo em taça especiarias doces e picantes.
f-Familia Zuccardi que dispensa comentários com o branco corte de Chenin Blanc e Chardonnay.
g-Bodega Lagarde, outra que dispensa comentários, seu Guarda Malbec DOC 2016 é espetacular.
h-Mendel Wines;
i-Pannunzio Wines com o Pannunzzio Clássicos Cabernet Sauvignon 2017.
j-Bodega Trivento com o fantástico Gran Lomo Malbec 2017 que além de tudo tem ótima relação preço X qualidade.
Recomendo que entrem no site da Ravin e vejam como o catálogo de vinhos argentinos está formidável.
http://www.ravin.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão