Meninas e meninos.
Don Guerino tem ótimo enoturismo que conta inclusive com almoço harmonizado. Agora que a Avaliação Nacional de Vinhos 2021 já tem data, 06 de Novembro, lembrei mais uma vez da linda recepção que tivemos ano passado. A vinícola está linda. a cave subterrânea é um primor. A Don Guerino tem barricas e foudres em carvalho, tanques em inox, e ânforas em terracota.
No ano passado, a SBAV e a Diva Portela Turismo promoveram uma viagem e visita em Alto Feliz onde fica a Don Guerino, e por lá foi servido um almoço espetacular. Lembro bem, porque fazia tempo que lá não ia, como comentei com a família Motter, e ainda não havia visto as novas instalações.
Além dos ótimos vinhos, o restaurante, superequipado e lindo, serve uma gastronomia requintada. Segue aqui um relato sobre esta ocasião inesquecível para quem admira os bons vinhos e a boa gastronomia.
Entrada- Rúcula, tomate confitado, prosciutto crudo regional, mozzarella de búfala e molho pesto. Prato com apresentação linda, que foi harmonizado com o Don Guerino Reserva Chardonnay.
Primeiro Prato-Capeletoni com molho de gorgonzola e nozes harmonizado com Don Guerino Reserva Merlot.
Segundo Prato-Filé com copa e sálvia grelhados na manteiga, risoto de funghi e vegetais. Harmonizado com o excelente Don Guerino Teroldego Origine 1880.
Sobremesa- Semifredo de maracujá com calda de frutas vermelhas. Harmonizado com Don Guerino Espumante Brut Rosé.
Os vinhos degustados
Espumante Brut Rosé- o varietal Malbec confere uma cor cereja, perlage abundante com borbulhas finas e persistentes. Olfato lembra frutas silvestres acídulas como pitanga e amora, e leve floral. Em boca é super refrescante, confirmando o frutado
Reserva Chardonnay – cor amarelo claro bem brilhante. O frutado cít
rico predomina, achei maçã verde e abacaxi. Em boca o frutado cítrico se alia à pera, equilibrado em acidez e álcool na casa de 13,5%. Contato com as borras finas por 6 meses w 10% do vinho estagia em barricas de carvalho francês por 6 meses.
Reserva Merlot- coloração-cor rubi escuro, brilhante. Olfato frutado vermelho com ameixas, um sutil figo fresco. A madeira bem integrada só é lembrada por leve tostado e chocolate amargo em boca, além da confirmação das frutas vermelhas. Com o passar do tempo em taça surgem no olfato e fundo de boca especiarias doces. Taninos macios, equilíbrio entre frescor, álcool em 13,5%. Estagia por 6 meses em barricas de carvalho francês.
Teroldego Origine 1880 –cor rubi violáceo bem brilhante. Olfato chega logo o chocolate, as frutas negras como ameixas. Em boca é espetacular sua acidez, que em total equilíbrio com taninos presentes e bons e álcool 13,5% deixa um longo retro olfato. Surgem especiarias tanto no olfato quanto em fim de boca com o passar do tempo em taça, e também café torrado. Estagia em barricas de carvalho francês e americano por 6 meses.
Adorei este vinho e para mim foi a harmonização campeã, acompanhada de perto pelo Chardonnay para a salada.
Uma nota sobre a Avaliação Nacional de Vinhos em sua 29ª Edição em 2021.
Esta edição em 2021 seguirá em formato digital e em Novembro, o que possibilita maior envio de amostras por vinícolas que utilizam a dupla poda.
“Agora vinícolas de outras regiões, como Minas Gerais, por exemplo, que colhem mais tarde, podem participar inscrevendo suas amostras. Apostamos numa ideia desafiadora e aprendemos muito com isso. Não abrimos mão do rigor técnico da Avaliação, mas percebemos que podemos levar o vinho brasileiro muito além”, reforça o presidente da entidade, enólogo André Gasperin.
A abertura das inscrições das amostras será dia 27 de Julho com término em 18 de Agosto. Em 28 de Setembro está prevista a abertura ao público para compra de kits.
Este kit será nos mesos moldes da 28ª edição, com as 16 garrafas de 187 ml. Apenas uma melhoria: este ano o kit conterá três taças personalizadas ao invés de duas, Assim possibilitará que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site
CRONOGRAMA 29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021
ATIVIDADES | PERÍODO |
Inscrições das amostras | 27 de julho a 18 de agosto |
Coleta das Amostras | 24 de agosto a 4 de setembro |
Degustação de Seleção | 9 a 16 de setembro |
Abertura das inscrições para o público | 28 de setembro |
Envio dos kits | A partir de 20 de outubro |
Evento – Transmissão | 6 de novembro |
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão